BOLEMA

 

Versão em Inglês

ISSN
Impressa – 0103 - 636X  
Eletrônica

A Revista

A revista BOLEMA é uma das mais importantes publicações na área de Educação Matemática do País. Educação Matemática pode ser vista como uma região de inquérito que busca dar respostas a fenômenos educacionais relacionados à Matemática em sentido amplo. Sendo assim, o periódico lida com artigos que relatam pesquisas em áreas como a aprendizagem matemática em sala de aula ou o papel da Matemática na sociedade. O BOLEMA, embora nascido e sediado na UNESP, já se tornou um periódico nacional com corpo editorial e consultores de vários lugares do país e do mundo. O periódico o conceito Nacional A pela avaliação realizada pela CAPES .

Objetivo da revista

O objetivo é disseminar a produção em Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento. Além disso, este periódico é complementado por resenhas, artigos convidados, sessões especiais e resumos de teses e dissertações.

Histórico

Veiculada com esse título pela primeira vez em 1985, a revista BOLEMA nasceu da iniciativa de um grupo de pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp – Rio Claro, vinculado ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas e ao Departamento de Matemática desta instituição. Os dois primeiros números circularam no ano 1985 alcançando o número 26 no ano de 2006, sem interrupção de periodicidade desde 2000.

Periodicidade: Semestral

Endereço para correspondência

Departamento de Matemática
IGCE - UNESP  Caixa Postal 178
CEP 13506-700 - Rio Claro, SP – BRASIL.
Tel/fax: (19) 3534-0123 / 3534-6401
Endereço eletrônico – bolema@rc.unesp.br

Conselho Editorial

Editor: Marcelo de Carvalho Borba

Co-Editores:
Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Antonio Vicente M. Garnica

Diretor Financeiro:
Claudemir Murari

Diretores Executivos:
Maurício Rosa
Adriana Richit
Orlando Figueiredo

Conselho consultivo nacional

Alexandrina Monteiro – USF
Antonio Miguel – UNICAMP
Carlos Roberto Vianna – UFPR
Circe Mary S. S. Dynnikov – UFES
Edna M. Zuffi – USP
Eurípedes Alves da Silva – UNESP
Gelsa Knijnik – UNISINOS
Geraldo Perez – UNESP
Helena Noronha Cury – PUC (RS)
Irineu Bicudo – UNESP
Luis Carlos Pais – UFMS
Maria da Conceição F. R. Fonseca – UFMG
Maria Laura Magalhães Gomes – UFMG
Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki - UNESP
Miriam Godoy Penteado – UNESP
Mônica Rabello – UERJ
Nilson José Machado - USP
Ocsana Sonia Danyluk - UPF
Regina Luzia Corio de Buriasco – UEL
Renata Cristina Geromel Meneghetti – USP
Romulo Campos Lins - UNESP
Roberto Ribeiro Baldino - UERGS
Sandra Magina - PUC-SP
Sergio Roberto Nobre - UNESP
Tânia Campos - PUC-SP
Tânia Cristina Baptista Cabral – UERGS
Ubiratan D'Ambrósio – UNICAMP

Conselho consultivo internacional

Arthur B. Powell - The State University of New Jersey - Rutgers  (EUA)
João Pedro M. da Ponte - Universidade de Lisboa (PORTUGAL)
Mónica Éster Villarreal - Universidad Nacional de Cordoba (ARGENTINA)
Ole Skovsmose - Aalborg University (DINAMARCA)
Paola Sztajn - University of Georgia (EUA)

Indexação

ZDM - Zentrallblat für Didaktik der Mathematik
BBE  - Biblioteca Brasileira de Educação

Instruções aos autores

O BOLEMA é constituído de Artigos, Resenhas, Resumos e Notícias. Os trabalhos submetidos à publicação passarão pela análise de componentes do Conselho Consultivo da revista.

Não há prazo determinado para o envio de artigos. O fluxo de recebimento e processamento é contínuo.

Instruções:

1) É de responsabilidade do(s) autor(es) as correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como, a revisão da digitação, pois o artigo será publicado na forma como foi enviado (caso seja aprovado). Nesse sentido, recomenda-se a submissão, pelos autores, a correções de especialistas em Língua Portuguesa e Inglesa;

2) O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es);

3) Os trabalhos submetidos à publicação passarão pela análise de componentes do Conselho Consultivo da revista e também pelo editor ou co-editores. Após o recebimento do artigo, pelo editor, este decide se ele ou um dos co-editores ficarão responsáveis pelo artigo. A escolha do editor e dos consultores é sempre feita levando em consideração a competência específica dos pareceristas, assim como a ausência de conflito de interesses;

4) O BOLEMA procede à avaliação por pares, em duplo cego, podendo resultar em quatro situações: i) aprovação (publicação conforme apresentado), ii) aprovação com pequenas modificações, iii) nova submissão após grandes modificações, iv) recusa (reprovação para publicação). O resultado da avaliação é sempre comunicado ao(s) autor(es).

5) A versão final do artigo (para impressão) é reenviada ao autor para aprovação;

6) Os autores, após aprovação final do artigo, deverão assinar termo de compromisso, declarando que o artigo refere-se a uma pesquisa original e/ou que ainda não foi publicado (caso o artigo tenha sido apresentado em um Congresso ou similar, o autor deve comunicar tal fato ao editor. Além disso, a versão submetida à revista Bolema deve ser ampliada em termos teóricos e/ou metodológicos).

As seguintes normas devem ser atendidas :

Enviar o trabalho, ao Editor, em disquete (Word 6.0 ou superior para Windows), acompanhado de três cópias impressas (papel A4), sendo duas sem identificação.

 

Formatação

Em relação ao Artigo a ser apresentado:

a) não deve ultrapassar 15 páginas;

b) é necessário que siga a estrutura abaixo, cumprindo a ordem estabelecida.

Títulos: fonte Times New Roman, tamanho 16, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado. As iniciais das palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc), sendo que as palavras após o uso de dois pontos (:) devem ser iniciadas com letra minúscula (exceto para nomes próprios).

Título em Língua Inglesa: fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado. As iniciais das palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc), sendo que as palavras após o uso de dois pontos (:) devem ser iniciadas com letra minúscula (exceto para nomes próprios).

Nome(s) do(s) Autor(es): fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 linha, alinhado à direita. É necessário utilizar letras maiúsculas/minúsculas e inserir nota de rodapé, para cada autor, constando os seguintes dados:titulação, nome da instituição/sigla, unidade e departamento (caso esteja vinculado a uma instituição de ensino), endereço para correspondência e e-mail.

Resumo: A palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado (conforme escrito nessa sentença). O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo e deve conter de 100 a 150 palavras.

Palavras-chave: fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc) e separadas por ponto final.

Abstract: A palavra Abstract deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento 1,5 linha, toque duplo, centralizado (conforme escrito nessa sentença). O abstract do artigo deve ser escrito em língua inglesa, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo e deve conter de 100 a 150 palavras.

Keywords: fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc) e separadas por ponto final.

Subtítulos: fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento 1,5 linha, justificado e sem numerar as seções. Somente a inicial do subtítulo deve ser escrita em letra maiúscula.

Referências: seguir as normas da ABNT atual.

Obs1. Caso necessite inserir uma seção denominada Bibliografia Consultada, você deve seguir as normas da ABNT atual.
Obs2. O espaçamento entre os títulos, subtítulos etc. e o corpo do texto deve ser de 1,5 linha, toque duplo.
Obs3. O artigo submetido não deverá estar submetido para publicação e nem publicado em outro periódico.

 

Financiamento

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho - UNESP

 

 

       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Reitoria - PROPe
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por