Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP

1. Introdução 4. Currículo - John Boudler
2. Ex-PIAPs 5. Coleção de fotos do Grupo PIAP
3. Apresentações
 

1. Introdução

John Boudler, Professor Titular do lA/UNESP iniciou o Grupo PIAP há 23 anos, antes do curso de percussão se tornar oficial na Universidade. A importância da vivência do músico/percussionista em um conjunto específico foi o maior incentivo para implementar o projeto. Um percussionista tem menos possibilidades de tocar a “linha de frente” musical... Muitas vezes a percussão é considerada apenas como meros ritmos ou timbres especiais.

Exigir musicalidade para apresentar as melodias principais, determinar responsabilidades de preparação musical, guiar sutilezas da arte em música de câmara, são pilares para uma formação pedagógica e artística mais completa.

Manutenção dos equipamentos, paz social dentro do grupo (respeitar limites individuais pessoais e dos outros), rigor profissional em termos de horário, cuidados especial com nosso acervo, presença no palco e atitudes maduras, são tratados como conduta mínima diária dos integrantes. Há respeito mútuo entre as pessoas que participaram deste conjunto ao longo da sua história. Desde 1995 o Grupo é caracterizado oficialmente como Atividade Cultural Permanente pela Reitoria da UNESP oferecendo bolsas para seus membros.

Além de seus concertos ao vivo, o Grupo também já participou em vários programas de Rádio e TV. O Grupo PIAP ainda gravou dois LPs e dois CDs. O primeiro LP foi um dos resultados de ganhar o Concurso Eldorado, o segundo foi lançado pela Universidade Federal da Bahia, ambos em 1987. O primeiro CD do Grupo foi lançado pelo compositor Roberto Victorio em 1997. Em 1998 o Grupo PIAP lançou no mercado seu trabalho em CD mais importante.

Selecionado como um dos projetos da Lei de incentivo à Cultura do Estado de São Paulo, foram encomendadas seis obras novas – duas de compositores da UNESP, duas de compositores da USP e duas de compositores da UNICAMP. As obras foram apresentadas em primeira audição nestas três universidades paulistas, na Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro, RJ e também em Belo Horizonte, MG. Há planos de lançar mais CDs no futuro próximo.

Direção: John Boudler
Co-direção: Carlos Stasi e Eduardo Gianesella

2. Ex-PIAPS

O curso de percussão resultou em mais de quarenta formados nestas duas décadas (há apenas três vagas por ano) pela UNESP. Quatro destes ex-alunos são professores atuais da UNESP, também há dois formados contratados na USP, um na UNICAMP, PUC/SP, UFMG, UFRGS, Faculdade Santa Marcelina, FAAP, FAAM e na Universidade Federal de Uberlândia além de outras instituições particulares.

Três ex-membros trabalharam em Belém, PA e outros dois trabalham na Fundação em São Caetano do Sul (SP). Todo o naipe da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (seis membros) mais dois da Orquestra Sinfônica RTC formaram pela UNESP. Temos “ex-PIAPs” trabalhando em orquestras em Brasília, Curitiba, Santo André, São Bernardo, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Manaus além de quatro membros na Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

Um membro do Grupo de Percussão TAMBUCO do México é nossa ex-aluna e um dos nossos formados foi contratado na University of Amherst, nos EUA para dirigir o programa de percussão daquela universidade. Além de estudar ou trabalhar em vários Estados do nosso país após a graduação, nossos ex-alunos também estudaram nos Estados Unidos, Canadá, Suíça, Espanha, Holanda, México, África do Sul, Alemanha, Itália e Bélgica. Quase vinte dos formados em percussão pela UNESP já completaram suas programas de pós-graduação (cinco dos quais doutores) - a grande maioria em instituições estrangeiras.


3. Apresentações

O Grupo PIAP tem-se apresentado nos Estados da Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 1987 apresentou-se em onze concertos nos EUA. Devido à diversidade de estilos musicais representada pelo nosso Grupo, aliada ao fascínio da multiplicidade timbrística e rítmica que a percussão exerce, os concertos são com certeza muito ecléticos, aumentando assim a capacidade de atração junto ao público.

Esta receita musical foi comprovada mais uma vez no ano 2000 durante o Festival “Percusiones del Mundo” na Cidade do México, onde o Grupo PIAP apresentou seu concerto ao vivo para o público presente e em tempo real, via internet para todo o mundo. O público que se forma em torno do Grupo de Percussão do instituto de Artes da UNESP, vem acompanhando durante os últimos 23 anos este tipo de programação. O Grupo PIAP tem coibido grandes sucessos firmando-se no cenário artístico nacional.


4. Currículo - John Boudler

John Boudler, Professor Titular do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNESP, graduou-se na "State University of Nem York", onde também obteve o título de "Master of Fine Arts". Em 1977, aos 23 anos, foi o vencedor do mais alto prêmio para Percussão Solo no 26º ARD Concurso Internacional de Munique, Alemanha. Ingressou no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 1978, organizando e desenvolvendo o Curso de Bacharelado em Percussão. Criou e dirige o Grupo PIAP, com o qual ganhou os prêmios Eldorado de Música e Lei Sarney, tendo viajado aos Estados Unidos em 1987 e ao México em 2000.

Apresentando-se por todo o Brasil, o Grupo já tem quatro discos gravados. Foi membro-fundador do Grupo "Percussão Agora" e durante dez anos atuou como timpanista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Concluiu o doutorado em música em 1983 no "American Conservatory of Music", em Chicago, como bolsista da CAPES, e em 1988, foi aprovado no concurso de livre-docência no Instituto de Artes da UNESP.

Durante sete anos atuou como pesquisador desenvolvendo projetos junto ao CNPq. Participa ativamente de festivais musicais como instrumentista, professor e regente. Já atuou como regente convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica da Universidade da Bahia, Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Nova Sinfonieta, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e da Camerata Fukuda.

Participou ainda na administração universitária como vice-diretor (1988-1992) e diretor (1992-1996) do Instituto de Artes da UNESP. Em 1995 e 1996 também atuou como diretor musical de duas peças teatrais de William Shakespeare, Péricles “Príncipe de Tiro” (com o Grupo PIAP) e Rei Lear, conquistando os prêmios da APCA e Mambembe de “melhor trilha sonora”. Durante 1997 desenvolveu o Projeto LinC/PIAP da Secretaria de Cultura do Estado, resultando no lançamento do primeiro CD do Grupo de Percussão do IA/UNESP em 1998 comemorando os 20 anos de atividades deste grupo.