Pró-Reitoria de Extensão Universitária
Pró-Reitoria de Extensão Universitária
     
 
Programa de Integração Social Comunitária - PISC :::
Programa Alfabetização Solidária

Módulo nacional
O Programa é voltado para as áreas de mais alta concentração de analfabetismo de jovens.
O PAS, um dos programas desenvolvidos pelo Conselho da Comunidade Solidária, tem como propósito a redução do analfabetismo no Brasil. Sua atuação é direcionada a jovens e adultos de municípios cujos índices de analfabetismo representam as maiores taxas. Isso acontece especialmente nas regiões norte e nordeste, que possuem uma concentração de milhões de jovens e adultos que sequer ingressam na vida escolar.
O Conselho da Comunidade Solidária, entendendo que este objetivo é compartilhado por organizações comprometidas na busca de soluções, procurou somar esforços para reduzir o analfabetismo. Com esse objetivo implementou um sistema de parceria, constituído pelo Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação e do Desporto (MEC), empresas, universidades e prefeituras, cada qual com funções e responsabilidades claramente definidas.
Atuaram como parceiros, além do MEC e do Conselho da Comunidade Solidária, 11 empresas e 37 universidades brasileiras públicas e privadas, que, por um mês receberam e capacitaram 488 alfabetizadores. Esses alfabetizadores foram selecionados nos próprios municípios participantes, desde que estivessem cursando o magistério, o ensino médio regular ou a 8ª série do ensino fundamental.

Módulo regional
A sua prioridade é desencadear um processo gerador de múltiplas frentes de implantação, na própria rede, da educação de jovens e adultos. Se caracteriza por sua flexibilidade, que propõe uma experiência de atendimento nos grandes centros urbanos.
Seu objetivo é avançar decisivamente em outras dimensões, não se intimidando frente aos problemas enfrentados nos grandes centros urbanos do País. Tem como abrangência os Grandes Centros Urbanos e como alvo a constituição de pólos de alfabetização que é a expansão deverá ocorrer normalmente. Com o envolvimento de estagiários, organizações não governamentais, ea implantação de ações específicas de eventos culturais.

 
Programa Universidade Solidária

Módulos nacional e regional
O Programa Universidade Solidária faz parte do esforço da sociedade para reduzir os desequilíbrios regionais e melhorar a qualidade de vida das populações carentes.
Visa a promoção de parcerias entre Universidades e Municípios com o objetivo de superar as dificuldades de informação, articulação e organização das comunidades.
Tem como objetivo investir na formação cidadã de futuros profissionais, fortalecendo a responsabilidade social e desenvolvendo a criatividade e liderança jovem;colaborar, por meio da ação de professores e universitários, para melhoria das condições de vida das comunidades;
Contribuir para disseminar e consolidar a ações comunitária das universidades brasileiras, fortalecendo a Extensão;
Atuar para transformar o cotidiano dos municípios investindo na organização comunitária e na busca de soluções locais.

Contato: Edemilde do Carmo Rodrigues

 
Núcleo Universidade Aberta à Terceira Idade - Unesp/Unati
Contato: Prof. Dr. Roberto Nunes Dias
 
Projeto de Educação de Jovens e Adultos e Formação Permanente de Funcionários da UNESP
Contato: Márcia Regina Guerreiro
 
Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão - NUPE
Contato: Vilma Tereza dos Santos
 
Projeto Rondom - Operação Acre
Contato: Edemilde do Carmo Rodrigues
 

 

 

       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Reitoria
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por