Coral da UNESP de Araçatuba (FO)

Coral de Araçatuba

Coral UNESP Araçatuba (1980-2001)

O grupo de canto Coral UNESP Araçatuba existe há vinte e um anos. É constituído por alunos, funcionários, docentes e pessoas da comunidade. Tem como objetivos, integrar pessoas de diferentes origens, aproximar-se da comunidade e promover ambiente sadio de arte e cultura.

A partir de 1990 foi iniciado um trabalho conjunto com a Camerata Araçatuba e os Corais: do campus de Ilha Solteira, Yuba de Mirandópolis (1993), do Clube Monte Líbano de São José do Rio Preto (1995), que resultou em apresentações de peças musicais em conjunto, em Araçatuba e outras cidades do interior paulista. Desde sua implantação o Coral UNESP Araçatuba tem se apresentado, individualmente, em várias cidades, tais como: Birigui, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Marília, Botucatu, Ilha Solteira, Araraquara, São Paulo, Santa Adélia, Votuporanga, Mirassol, Bebedouro e Jaboticabal.

Participou de dois Projetos promovidos pela Secretária Estadual de Cultura: "Projeto Orquestras" apresentando-se em conjunto com o Coral Yuba de Mirandópolis e a Camerata em Penápolis, Osvaldo Cruz e Tupã, de 29/04 a 01/05/94 e do "Mapa Cultural Paulista" - categoria Coral - nas fases municipal (1º lugar) e regional (2º lugar), em Catanduva (SP), em 1995, bem como em Birigui em 2000. Foi regido pela Profa. Mizue Sawada Otsuka (1980-1984), pela bolsista da UNESP Regina Fazenda (1986) e a partir de 1987 até a presente data por Alexandre Amaral Torres Sanches.

Currículo do Regente: Alexandre Amaral Torres Sanches

É bacharel em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da UNESP, (SP), tendo participado de diversos cursos de extensão e especialização, tais como os de Campos do Jordão em 1977, 1978, 1980 e 1982, IIIª Bienal da USP, Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília e cursos da Secretária de Estado da Cultura e da UNESP, sempre na área de regência coral e orquestral.

Dirigiu a Orquestra de alunos do Instituto de Artes da UNESP (SP), o Coral Fafi da UNESP, Coral Carlos Gomes, Banda Municipal de Música, Coral da Faculdade de Medicina e o Coral Municipal "Vox Viva", todos de São José do Rio Preto; Madrigal "Revivis", de Ribeirão Preto, Madrigal "Musikante" de Bebedouro, Coralista da UNESP (Ilha Solteìra), Coral da Instituição Toledo de Ensino (Araçatuba) e, de 1995 a 1998, a Fanfarra e a Banda Municipal de Araçatuba.

Radicado definitivamente em Araçatuba, onde é Regente contratado na UNESP, desenvolve inúmeros trabalhos pedagógico-musicais na cidade. Desde 1987 é regente do CORAL UNESP Araçatuba, da CAMERATA (desde 1990) e do Coral da Associação Afro-Brasileira de Araçatuba (1998), do CORAL UNESP de Presidente Prudente (1998) e do Coral do Clube Monte Líbano de São José do Rio Preto. Atua como compositor, com obras para piano, orquestra e coro. E arranjador de obras experimentais, populares, etc., para diversas formações vocais e instrumentais.