Seminário na FCL-Araraquara discute
planos estadual e municipal de Educação

Por Abner Massarioli

A Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCL), campus de Araraquara, realizou um seminário, no dia 8 de maio, para discutir os planos estadual e municipal de Educação. Trata-se de uma série de eventos, todos com título "Rumos da Educação em São Paulo", a ser realizada em 2003 e 2004, com o objetivo de discutir os problemas educacionais do Estado, avaliar a política educacional vigente e contribuir para a busca de soluções que reflitam, de certa forma, os anseios da sociedade quanto à Educação.

A realização é do Laboratório de Política e Gestão Educacional, vinculado ao Departamento de Ciências da Educação da FCL e tem a coordenação dos docentes Pedro Ganzeli e João Augusto Gentilini.

Organizado em duas mesas redondas, o seminário contou, na primeira parte, com os expositores Prof. Dr.Cláudio Benedito Gomide de Souza, ex-diretor da FCL, docente do Departamento de Didática e membro do Conselho Estadual de Educação; Prof. Dr. Luís Enrique Aguilar, do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional, vinculado à Faculdade de Educação da Unicamp. A segunda mesa teve como expositores a Profa.Dra. Sônia Irene, Secretária de Educação de Araraquara e o ex-deputado estadual e consultor de educação, César Callegari. O tema foi o "Plano Municipal de Educação".

A Constituição de 1988 e a Nova Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional exigem que Estados e Municípios elaborem, de forma participativa, seus Planos de Educação, em consonância com o Plano Nacional de Educação, em vigor desde 2001. O seminário pretendeu discutir e colher subsídios para este objetivo.

"O seminário é bastante oportuno, considerando que muitos municípios paulistas ainda não discutirem nem elaboraram seus Planos de Educação e ainda existe desconhecimento sobre as metas e objetivos do Plano Nacional de Educação", afirma o Prof. Dr. Cláudio Benedito Gomide de Souza.

"O que se pretendeu foi verificar como os municípios que iniciaram a discussão o estão fazendo, de forma que se respeite à exigência de que devem ser participativos. E em outras oportunidades fazer a traça de experiências, observar casos bem sucedidos para que a municipalização da educação venha como uma forma de melhorar a proximidade do conhecimento e do interlocutor", finaliza.


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