A escola e a exclusão social

Seminário discute as relações entre a escola e as mudanças no mundo do trabalho
Por Abner Massarioli

O Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCL), campus de Araraquara, e o grupo de pesquisa "Trabalho Docente, suas relações com o universo escolar e a sociedade", coordenado pela prof. Dra. Maria Helena Galvão Frem Dias da Silva, promoveram, nos dias 18 e 19 de março, o seminário "Mudanças no Mundo do Trabalho e a Escola". O evento contou com a participação da professora Acácia Kuenzer, considerada uma das mais importantes intelectuais brasileiras na área de Educação.

O seminário teve a presença de mais de 200 participantes, entre docentes, alunos da área de Educação e pós-graduandos em Sociologia e Linguística. Ainda foi registrada a participação de docentes e alunos do campus da Unesp de Rio Claro e da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), além de professores de cidades da região.

Acácia Kuenzer compartilhou com os participantes suas pesquisas sobre as relações entre a educação e o trabalho. Analisando a realidade da exclusão social, a professora discutiu as novas políticas educacionais, incluindo a pedagogia das competências e as políticas de formação de professores.

Durante o seminário, Acácia Kuenzer ressaltou a importância do trabalho de campo. "Precisamos fazer uma discussão teórica sempre prenhe da prática", afirmou. "Tenho fascínio pela pesquisa de campo. Precisamos ultrapassar tanto a discussão fenomênica quanto a meramente escolástica", completou a professora.

Para a docente, a educação pública de qualidade voltada aos trabalhadores brasileiros, a valorização da escola, do trabalho dos professores e do conhecimento socialmente produzido constituem elementos decisivos para enfrentar a exclusão social presente na sociedade brasileira.

Sobre a "pedagogia das competências", Acácia Kuenzer afirmou que "a única forma de enfrentar o futuro imprevisível é o domínio do conhecimento científico, artístico e tecnológico" e expôs sua opinião para o risco das novas diretrizes nacionais da educação brasileira terem "substituído o caráter científico-epistemológico pelo caráter pragmático".

Acácia Kuenzer foi presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do MEC (INEP), Pró-Reitora de Graduação e de Administração e diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É fundadora do grupo de trabalho "Educação e Trabalho" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Educação (ANPEd). Possui seis livros publicados, além de cerca de 40 artigos e capítulos de livros voltados à relação entre o mundo do trabalho e a educação dos trabalhadores, com destaque para o ensino médio.

Os artigos que nortearam o seminário "Mudanças no Mundo do Trabalho e a Escola" podem ser encontrados nos sites www.scielo.com.br e www.anped.org.br.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas