Projeto "Livro Legal" da FCT- Presidente Prudente
conscientiza crianças sobre a preservação de livros

Por Heloísa Alves Silva

Projeto "Livro Legal"Foi realizado pelo Centro de Convivência Infantil (CCI), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT), campus de Presidente Prudente, o projeto de conscientização para a preservação de materiais bibliográficos do acervo da Biblioteca da FCT, initulado de "Livro Legal". O projeto realizou-se com crianças de 5 a 7 anos, que compõem o Jardim II do CCI e foi coordenado pelas educadoras Elisabete Aparecida Oliveira e Rita de Cássia Morais em parceria com a Biblioteca da FCT.

O ponto desencadeador se deu quando os livros, coleções e gibis de uma das salas do CCI precisaram ser removidos. E, como as crianças são boas freqüentadoras do local, foi sugerido que tais livros fossem colocados na estante da sala do jardim II.

A princípio, as crianças fizeram a organização, recuperação dos livros e entrevistas com a Supervisora do Projeto "Livro Legal"CCI, Marisa Oliveira Vicente dos Santos, e também com a Supervisora da Biblioteca da FCT, Teresa Raquel Vanalli.

Diante do grande número de livros estragados, rabiscados e rasgados pelos alunos, e tendo o objetivo de conscientizar os usuários iniciantes da Biblioteca, foi sugerido por Raquel ao CCI que, nos dias 10 a 14 de março de 2003 (Semana dos Calouros), as crianças apresentassem as fotos, vídeos com os principais momentos e os materiais produzidos durante a execução do projeto.

Segundo as educadoras Elisabete e Rita, as crianças conseguiram absorver a mensagem de preservação de livros. "Conseguimos ainda trabalhar em várias áreas da educação com as crianças e a importância deste Projeto é realmente a conscientização quanto ao manuseio dos livros", afirmam.

Projeto "Livro Legal"Raquel afirma que "tais projetos contribuem para a conscientização dos calouros dos diversos cursos da unidade e também para sociedade em geral, levando-os a refletir sobre o tema 'preservação de acervo', para que dessa maneira possam interagir de forma civilizada com a Biblioteca."

O que as crianças pensam sobre o assunto

João Paulo, "Tem que conservar porque gastou dinheiro. Não pode rasgar nenhum livro, nem velho e nem novo" .

Bianca Fossa, "Se rasgar os outros livros as crianças que estão passando para nossa turma não vai ler mais".

Kevin, "Tem que trocar o livro velho e pegar um livro novo. Se a gente não tem livro só vai ficar brincando e a Karina não vai ler mais".

Projeto "Livro Legal"A realização deste projeto confirma a idéia de que as crianças podem aprender conteúdos de grande relevância social e cultural de um modo criativo, divertido e significativo além de que os alunos ingressantes na Universidade reflitam sobre a necessidade de preservação do acervo ao terem contato com as produções das crianças.

Mais informações - www2.prudente.unesp.br/bib - Tel. (18) 229-5325


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas