IQ-Araraquara reforça entidades de representação discente

Por Luciana Massi

Fachada do IQ-AraraquaraOs alunos do Instituto de Química da Unesp (IQ), campus de Araraquara, estão acostumado a conviver com eleições para epresentantes discentes, eleições para Diretório Acadêmico e Assembléias. O dever primordial destas entidades é representar o corpo discente de todo campus.

"A Representação Discente é uma das maneiras do universitário interagir na Universidade Pública. Essa é uma característica das instituições públicas, que se apóiam num tripé formado por discentes, docentes e servidores técnico-administrativos", afirma o aluno Marcos Batista Machado, Coordenador Discente da última gestão do Diretório Acadêmico Prof. Waldemar Saffioti (Gestão Ativa).

Cada conselho e comissão do IQ têm um número pré-determinado de representantes discentes. O Coordenador Discente ou um membro do DA é responsável por organizar os representantes, através de reuniões e discutir os assuntos trazidos pelos mesmos. Eles atuam em casos que vão desde trancamento de matrícula fora do prazo até sugestões de alteração na grade curricular.

Durante a Gestão Ativa, o então Coordenador Discente preocupou-se em fazer com que os casos que envolvessem o corpo discente passassem primeiramente pelo DAWS, antes de serem levados diretamente ao Conselho de Curso, departamentos e comissões. "Ao fazer isso, fica garantido que estamos defendendo uma idéia de uma maioria", explicou Marcos. Ele também procurou conscientizar os alunos, principalmente os do primeiro ano, na participação nos assuntos da universidade.

Outra medida tomada em Assembléia durante a gestão foi tornar o coordenador discente membro titular do Conselho de Curso de Graduação, no sentido de ampliar o canal de comunicação entre o CCG e o DAWS.

A atual gestão do DAWS - Gestão Ideologia - tem como Coordenador Discente o aluno Gelson Ribeiro dos Santos. Gelson pretende manter o programa da última gestão, pois acredita nos seus resultados. "Basta ver que na nossa gestão existem três alunos que ingressaram em 2002, e, durante as Assembléias, a presença dos ingressantes também era significativa, os alunos perceberam a importância da participação nos meios de Representação Discente", comenta.

Existe inclusive uma proposta de estender a "Semana do Bixo", para fazer com que o aluno tenha maior contato com o DA. Marcos acredita que esse é um trabalho interessante, pois ao lidar com os ingressantes surgem chances reais de mudar o perfil do aluno do IQ. No ano passado, a grande maioria dos filiados do DAWS era ingressante.

Em 2002, de um total de 155 alunos de graduação filiados ao DAWS, quase 40% eram ingressantes. E dentre os 80 ingressantes, 76,3% (61) ficaram sócios do Diretório. Além disso, o atual Coordenador pretende dar continuidade ao trabalho realizado na última gestão, trazendo também a questão externa da Representação Discente, que se dá na forma do Movimento Estudantil, mostrando a universidade como um todo e posicionando o aluno frente aos assuntos do Movimento. "Pretendo trazer informações sobre o que está acontecendo no Movimento Estudantil, para que o aluno não fique perdido", diz Gelson.

Conheça o quadro de Representantes Discentes.


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