FCT-Presidente Prudente inicia atividades para idosos em 2003

Por Heloisa Alves Silva

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT), campus de Presidente Prudente, realizou, no dia 12 de março de 2003, uma palestra inaugural para o grupo de idosos do Programa Unesp Aberta à Terceira Idade - UNATI/UNESP sobre a doença de Alzheimer.

A palestra foi ministrada pela Dr. Ana Paula Volpi Barretto e teve como objetivos esclarecer dúvidas sobre como a doença se manifesta e conscientizar as pessoas de como lidar com ela, além de abordar a importância da atenção de familiares e amigos para com os idosos.

Segundo a Dr. Ana Paula, os sintomas da doença são alterações de humor, de personalidade, de sono, de apetite e ainda perca de memória recente, além da demência (esclerose), sendo esta última causada principalmente pelo mal de Alzheimer.

"Embora a doença de Alzheimer não possa ser curada, revertida ou interrompida, muito se pode fazer para auxiliar o paciente e sua família a viverem com maior dignidade e menor desconforto durante o transcurso da doença. Para que se atinjam tais objetivos, intervenções clínicas adequadas e serviços comunitários devem ser procurados", aponta a especialista.

Além da palestra, várias outras atividades serão realizadas no decorrer do primeiro semestre para os idosos do Programa UNATI/UNESP, que configura, ao mesmo tempo, um desafio intelectual e um dever da Universidade Pública e torna, assim, os trabalhos de docência, pesquisa e extensão úteis para a construção de um envelhecer saudável e integrado à sociedade.

O programa, que tem o apoio da Proex (Pró-Reitoria de Extensão Universitária) e Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp), tem como objetivo principal manter as pessoas que passaram dos 50 anos atualizadas e participantes na sociedade. Com esse intuito, a universidade acolhe em seus espaços de produção e divulgação de conhecimentos os idosos, possibilitando-lhes condições de atualizar e/ou ampliar conhecimentos em áreas de seu interesse, bem como propiciar a integração entre eles, visando um maior desenvolvimento cultural e de lazer.

Segundo a Profa. Maria Estelita Rojas Converso, responsável pelo Núcleo Local UNATI/UNESP, há várias atividades em andamento, tais como coral, palestras, cursos de inglês, de computação e de origami e também atividades físicas. "Todas estas atividades têm sido muito boa para os idosos inscritos no Programa, pois melhora o condicionamento físico, melhora os problemas de depressão, sendo ainda que os próprios médicos recomendam este Programa aos idosos", finaliza Maria Estelita.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas