Convênio IQ-Araraquara/Senac
possibilita criação de novo curso técnico

Por Luciana Massi

Da esquerda para direita: coordenador do Centro de Ciências, Prof. Luis Antônio, diretora do IQ, Profa. Elizabeth, e o gerente operacional do Senac, Marcos, durante reunião no InstitutoFoi firmado um acordo de cooperação, no dia 18 de março, entre o Instituto de Química da Unesp (IQ), campus de Araraquara, e o Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senac), que permitiu a criação do curso "Técnico Ambiental", através da utilização de laboratórios e monitores do Centro de Ciências de Araraquara (CCA), vinculado ao IQ. Além disso, a parceria vai oferecer workshops sobre gestão e administração voltados aos alunos participantes da empresa-júnior do IQ, Química Júnior Projetos e Consultoria - QJPC.

O acordo já foi aprovado pela Congregação do IQ, órgão administrativo máximo, e foi encaminhado para assinatura da Reitoria da Unesp. O gerente operacional do Senac, Marcos Antonio de Oliveira, agradeceu a receptividade do IQ e elogiou a visão moderna da diretoria do instituto. "A universidade sempre mostrou grande empenho na formação de novos profissionais, embora neste caso através do nível técnico. Entretanto, o curso vai contribuir muito para a comunidade de Araraquara", afirmou Oliveira.

A diretora do IQ, Profa. Dra. Elizabeth Berwerth Stucchi, explicou que essa receptividade tem base na proposta de ampliar a interação com a sociedade, não só formando recursos humanos na área da Química, mas também contribuindo para a formação profissional em áreas que tangenciam a Química.

"Acreditamos que não será possível ampliar o setor produtivo sem formar bons profissionais de nível médio, por isso achamos importante contribuir com iniciativas como esta, embora nossa atuação principal seja no ensino superior", comentou Elizabeth.

A escolha pelo CCA se deve ao fato de que os laboratórios didáticos do IQ são multidisciplinares e tem uso ininterrupto. Além disso, há 10 anos o CCA vem realizando um trabalho que tem por objetivo fornecer meios e condições para que os professores da rede de ensino possam melhorar a qualidade do ensino. "Por isso, o curso vai estar sempre dentro dos objetivos do Centro", explicou a professora.

O coordenador do CCA, Prof. Dr. Luis Antonio de Oliveira Andrade, acredita que o contato com a sociedade é a base do Centro de Ciências. "É um prazer ver nossas instalações didáticas serem usadas para um fim tão nobre", disse.

O acordo tem duração de 2 anos e, por enquanto, estão previstos a realização do curso e dois workshops, mas poderão surgir outras possibilidades de cooperação. A maioria dos equipamentos de laboratório que serão utilizados durante as aulas será emprestada do IQ e levada ao CCA. Caso o transporte seja dificultado, a aula poderá ser ministrada dentro do próprio instituto.

Atualmente existe outro convênio entre o Senac e o IQ para estágios de estudantes, onde alguns alunos do Senac atuam junto ao Serviço Técnico de Informática do IQ, o qual fornece aporte técnico a mais de 500 pontos de acesso à rede, sendo pólo de conexão da Internet II, além das centenas de micro computadores distribuídos por todo o instituto.

O coordenador da implantação do curso, Rodrigo Buzin do Amaral, forneceu informações gerais sobre o curso. "Ele surgiu a partir da demanda do mercado de trabalho atual, onde não existem técnicos formados especificamente nesta área, algo bastante preocupante na sociedade atual. Atuando tanto na prevenção quanto na resolução de problemas ambientais, o curso de um ano e meio pretende formar o profissional que poderá efetuar análises e ensaios ambientais, realizando a parte operacional do trabalho do Engenheiro Ambiental. O curso terá início dia 14 de abril, as inscrições já estão abertas e o prazo final é até o preenchimento das 35 vagas do curso", informa Amaral.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas