Cooperação internacional Brasil/França
traz inovações na área de materiais mesoporosos

Por Luciana Massi

Palestra com o docente Eric Prouzet no IQ-AraraquaraA Rede Sol, um programa de colaboração internacional entre Brasil e França, financiado pela CAPES/COFECUB, possibilitou a visita do pesquisador Eric Prouzet, doutor em Química de Materiais pela Universidade de Mantes (França) e pesquisador no Instituto Europeu de Membranas (IEM), na Universidade de Montpellier II (França) no Instituto de Química da Unesp (IQ), campus de Araraquara.

A coordenadora brasileira da Rede Sol é a profa. dra. Sandra Helena Pulcinelli, do Departamento de Físico-Química, do IQ. Uma das linhas de pesquisa do departamento de Físico-Química é o estudo de membranas cerâmicas que podem ser usadas, por exemplo, para separar proteínas do leite, clarificar sucos, filtrar resíduos de indústrias de tingimento, e podem até chegar a separar vírus em ambientes hospitalares.

É como se a membrana fosse uma peneira, só que com poros muito menores, de modo que ela possa separar íons e partículas com tamanho da ordem de nanômetros (10-9 metros). Pesquisas anteriores envolvendo pesquisadores das duas universidades (Brasil e França), no caso o trabalho dos professores Celso Santilli e Andre Larbot, resultaram em membranas cerâmicas capazes de dessalinizar água salobra. As vantagens da membrana cerâmica em relação às poliméricas, usadas atualmente, são sua durabilidade e estabilidade química.

Prof. Eric Prouzet no IQ-AraraquaraProuzet desenvolve materiais mesoporosos (com poros regulares e arranjo periódico), que podem ser usados, por exemplo, em processos de filtração ou para ancorar catalisadores, ou ainda em reatores membranares. No caso específico da metodologia trazida pelo Dr. Prouzet, a proposta é o uso de cristais líquidos que serviriam como molde para orientar os poros das membranas. Isto permite projetar membranas com porosidade regular e distribuição de tamanhos de poros estreita, facilitando o processo de filtração. Participam diretamente deste projeto o doutorando Eduardo Pena dos Santos, e os pós-doutorandos Marco Antonio Uterera Martines e Miriam Sanae Tokumoto.

O Dr. Eric Prouzet ministrou um curso básico e duas conferências mais específicas sobre suas pesquisas em materiais mesoporosos. No dia 27 de fevereiro, às 10h30, no Auditório da Biblioteca, ele apresentou a última conferência, Mesopours materials (II): the two-steps synthesis of MSU-X mesopours sílica.

Dando continuidade à conferência, o tema Mesopours materials (I): main facts foi apresentado no dia 21 de fevereiro, às 14h30. O Curso de Pós-Graduação em Química "An Introduction to Physics of Soft Matter" aconteceu de 19 à 27 de fevereiro, das 10h as 12h, também na Biblioteca.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas