FCA-Botucatu aplica método de avaliação de disciplinas

Por Ana Maria Martins Rufino

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), campus de Botucatu, implantou sistema de avaliação das disciplinas de seus cursos de graduação (Agronomia e Engenharia Florestal), aplicando-o pela primeira vez aos alunos.

O sistema de avaliação, que foi concebido pela Comissão Permanente de Ensino, com a assessoria da professora Marília de Freitas Tozoni Reis, do Departamento de Educação, do Instituto de Biociências da Unesp (IB), campus de Botucatu, busca, em última análise, a melhoria das condições de ensino, das disciplinas e de suas práticas educativas. "Além disso, propicia o desenvolvimento de atitudes favoráveis a esse processo-diagnóstico na comunidade acadêmica", ressalta o professor Adriano Wagner Ballarin, Presidente da Comissão de Ensino.

Numa primeira etapa do processo, as disciplinas foram objeto de análise pelos seus próprios docentes. Nessa fase, o corpo docente foi estimulado a apresentar contribuições ao processo avaliatório, bem como revelar possíveis problemas que encontra na viabilização de suas disciplinas.

Numa segunda etapa, o processo de avaliação das disciplinas foi feito pelo corpo discente, com preenchimento voluntário das respostas ao questionário único relativo às disciplinas cursadas pelo aluno naquele semestre. Cada questionário estava associado a uma disciplina-docente. Disciplinas com mais de um professor poderiam ter mais de um questionário respondido por aluno.

O questionário constava de três módulos seqüenciais: o primeiro enfocou a disciplina no contexto do curso de graduação em que está inserida; o segundo módulo tratou da relação disciplina-docente e o terceiro, abordou a relação disciplina-aluno.

O sistema de Avaliação de Disciplinas da FCA contou com apoio logístico da Vunesp na impressão dos questionários e na leitura óptica das respostas apresentadas pelos alunos. Os dados assim compilados receberão tratamento estatístico do STI - Serviço Técnico de Informática.

Para o professor Adriano Wagner Ballarin, após a compilação e análise final dos resultados pela Comissão de Ensino, previstas para o mês de março de 2003, poderão ser desencadeadas as primeiras ações concretas visando a melhoria do ensino. "No caso de ações pertinentes aos alunos, a Comissão de Ensino contaria com o apoio dos Conselhos de Cursos de Graduação (Agronomia e Engenharia Florestal) e, no caso de ações envolvendo os docentes, elas deverão ser implementadas com o apoio dos Conselhos de Departamentos", explica Ballarin.

A Avaliação de Disciplinas de Graduação será realizada semestralmente pela FCA (meses de junho e novembro) caracterizando-se, assim, como um processo continuado de avaliação do Ensino.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas