Secretário estadual de Ciência e Tecnologia discute
projetos de ensino, pesquisa e extensão na Unesp

Governo quer reforçar setor do agro-negócio por meio de parcerias com universidades públicas
Por Thiago Nassa

Secretário João Carlos de Souza Meirelles e Prof. Dr. José Carlos Souza Trindade - Reitor da UNESPO Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, esteve presente na Reitoria da Unesp, no dia 29 de janeiro de 2003, para uma reunião com o Reitor, José Carlos Souza Trindade, o Vice-Reitor, Paulo Cezar Razuk, e com os demais representantes das áreas de Ensino, Pesquisa, Gestão e Extensão da Unesp.

O encontro teve início com uma breve abertura do Reitor José Carlos Souza Trindade. Um dos temas abordados foi a extensão universitária. A professora doutora Cleide Enoir Petean Trindade esteve representando o Pró-Reitor de Extensão Universitária (Proex), Benedito Barraviera, e aproveitou a oportunidade para abordar os principais programas e projetos de cunho sócio-educacional que são desenvolvidos na Proex.

"A extensão universitária se constitui como uma das atividades mais complexas dentro de uma instituição de ensino, já que é elo de ligação entre a universidade e a sociedade", afirmou Cleide. "Basicamente, as atividades extensionistas são iniciativas que promovem o levantamento e a solução dos problemas das comunidades locais e regionais", complementou.

Entre os projetos apresentados pela professora Cleide, destaca-se o convênio firmado recentemente entre a Unesp e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (Adaesp), órgão ligado à Secretaria de Agricultura de SP. Trata-se de um acordo que tem como objetivo primordial reforçar os setores agrário e agropecuário do Brasil, por meio de investimentos na capacitação profissional, tanto no âmbito acadêmico quanto no técnico.

Secretário João Carlos de Souza Meirelles discursa na reitoria da UNESPA parceria entre a Unesp e a Adaesp prevê, portanto, beneficiar o Programa de Residência Médico-Veterinária da universidade e, ao mesmo tempo, capacitar os profissionais ligados à Secretaria da Agricultura. A princípio, o termo de cooperação visa promover o treinamento supervisionado dos estagiários da Unesp em serviço na área de Medicina Veterinária e Ciências Agrárias, com o oferecimento de bolsas. E, em contrapartida, a universidade está incumbida de treinar e atualizar os técnicos do Governo que atuam nestes setores.

Esta parceria se iniciou quando o Dr. João Carlos Meirelles ocupava a pasta da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Naquela época, já havia a idéia de se ampliar o projeto, com foco em programas de certificação de alimentos, necessários para alavancar sobretudo as exportações brasileiras. A participação da Unesp é de fundamental importância, já que trata-se de uma instituição voltada para o Interior do Estado e que possui um amplo know-how nesta área.

Apoio aos Alunos

Também foram apresentados os resultados do Programa de Apoio Institucional ao Estudante (PAE). "Temos mais de dois mil alunos beneficiados com bolsas e/ou auxílios da universidade. Cada um desses bolsitas desenvolve projetos específicos em sua área de atuação, seja na graduação, na pesquisa ou na extensão, e, com isso, contribui para o aprimoramento do ensino superior no Brasil", informou Cleide. "Paralelamente, mantemos o programa "Adote um Aluno", que consiste na captação de recursos extra-orçamentários para o oferecimento de bolsas a estudantes carentes. "Neste caso, já beneficiamos mais de 70 alunos e, para o ano de 2003, temos condição de agregar mais de 150 estudantes no programa", comentou.

Ainda na parte de extensão, foi apresentado o Programa de Atividades Culturais, incluindo o Coral da Unesp, os Grupos Artísticos e Projetos Permanentes, a Orquestra de Câmara e o Projeto Violão para Todos, entre outros. Além disso, a Proex também apresentou o Programa de Cooperação Científica e Tecnológica, que inclui banco de dados de extensão, difusão da ciência e tecnologia, as empresas-juniores e o AcquaUnesp - rede Unesp de gestão da qualidade da água.

Em seguida, a professora Cleide abordou o Programa de Integração Social Comunitária, que engloba o Programa de Alfabetização Solidária (atuação da Unesp três Estados: MA, SE e GO) e a participação da Unesp no Universidade Solidária (desenvolvido pela Unesp na cidade de Panelas - PE), além dos projetos de Formação e Capacitação de Agentes Comunitários e de Saúde, de Educação de Jovens e Adultos, da Universidade Aberta para a Terceira Idade e do Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão.

Também foi apresentado o Programa de Divulgação e Orientação e Informação Profissional, que traz os projetos Venha nos Conhecer, Cursos e Profissões, Portal Unesp-Universia, Informativo Eletrônico e CD Institucional.

Na parte de saúde, a Proex apresentou o programa Universidade Saudável, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade unespiana, por meio de ações e campanhas educativas, orientando alunos a lidar com questões relacionadas ao uso de drogas e álcool, bem como a profilaxia de doenças transmissíveis para discentes, docentes e servidores. Inclui o projeto Viver Bem, Profilaxia e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal e Profilaxia de Doenças Transmissíveis. Os últimos programas de extensão a serem apresentados foram o de Educação Aberta, Continuada e a Distância e o Virtunesp - ensino a distância da Unesp.

"O Ensino a Distância (EAD) na Unesp começou com um pequeno grupo de interessados e foi se ampliando conforme os profissionais adquiriam know-how. Na época, havia uma empresa especializada em educação não-presencial contratada para implementar, junto com os docentes, o programa de EAD na universidade. Depois, criou-se uma central de EAD e um curso de capacitação de professores para ensino não-presencial. Hoje, já colhemos alguns bons resultados. A universidade aprimorou o programa e já oferece alguns cursos a distância na área de extensão", comentou Cleide.

O programa de EAD da Unesp inclui também cursos on-line voltados para capacitação corporativa de servidores técnico-administrativos e para suporte e apoio na graduação, como complemento da grade curricular.

O secretário também acompanhou as apresentações referentes à gestão universitária, pesquisa, pós-graduação, administração e financeiro. O assessor-chefe da Aplo (Assessoria de Planejamento Orçamentário), Herman Jacobe, falou sobre os laboratórios didáticos, as construções e reformas e a evolução da Unesp.

Em seguida, o professor Elias Simon fez uma apresentação sobre os impactos econômicos da Unesp. Depois foi a vez do professor Sebastião Gomes de Carvalho, que falou sobre a expansão de novos cursos e vagas e sobre as unidades diferenciadas.

O professor doutor Luis Prigenzi foi convidado para falar sobre o desenvolvimento regional. Na mesma ocasião, o professor doutor Bruto Max Pimentel Escobar fez uma apresentação sobre os projetos tecnológicos e núcleos regionais.

Outro programa que mereceu destaque no encontro com o secretário foi o Pedagogia-Cidadã, apresentado pelo Pró-Reitor de Graduação, Wilson Galhego. O projeto é um mutirão pedagógico na Unesp que pretende formar cerca de 7 mil professores do ensino médio até 2007, um trabalho que teve início no ano passado.

O Pró-Reitor de Administração, Roberto Bazilli, aproveitou a ocasião e abordou temas relacionados à contratação, previdência, IPESP e POAS. A reunião foi encerrada com a apresentação do Vice-Reitor, Paulo Cezar Razuk, que falou sobre o papel da universidade na sociedade.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas