Trote Cidadão da FCF-Araraquara inclui
noções de cidadania e inclusão social

Por Emerson Tosco

O projeto Trote Cidadão é um programa realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (FCF), campus de Araraquara, em que os alunos ingressantes (calouros) realizam várias atividades diferentes do trote tradicional. Entre elas estão arrecadação de alimentos pelas ruas da cidade, arrecadação de medicamentos vencidos, campanha de doação de sangue, doação de livros de vestibulares feita pelos próprios calouros e trabalhos em creches com o tema Saúde na Infância.

Todas essas atividades são de extrema importância, pois desperta no aluno do primeiro ano a importância da responsabilidade social para o universitário e para o profissional farmacêutico. Além disso o projeto beneficia uma grande parcela da comunidade carente de Araraquara.

O projeto aconteceu pela primeira vez em 2002, sendo, naquele ano, um dos vencedores do prêmio Trote da Cidadania, que elege os melhores trotes do País. Em 2003, o trote será realizado em março, quando os calouros ingressam na universidade. Nele, estão envolvidos alunos veteranos e docentes, que são os responsáveis por fornecer um treinamento aos calouros, tornando-os aptos a realizarem o trabalho.

"Esse projeto tem como destaque o trabalho realizado nas creches de Araraquara, com o tema "Saúde na Infância". Este consiste, através de dinâmicas e palestras adaptadas a faixa etária trabalhada, em promover melhores condições de saúde para as crianças das creches", afirma Giuliano Rodrigues Alves, um dos alunos veteranos responsáveis pelo projeto.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas