FE-Bauru cria site do laboratório de usinagem por abrasão

Por Thiago Nassa

AbrasãoO grupo de pesquisadores do Laboratório de Usinagem por Abrasão, da Faculdade de Engenharia da Unesp (FEB), campus de Bauru, tem se destacado na dedicação contínua e simultânea à docência, pesquisa e extensão comunitária, a fim de alcançar uma elevada qualificação técnica dos alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia, para que estes estejam aptos a trabalhar, com eficiência, no setor produtivo em geral, procurando desenvolver habilidades diferenciadas para a conquista de novas soluções e de elevado padrão tecnológico.

"Devido ao contexto sócio-econômico que é atribuído à educação e às circunstâncias do mercado de trabalho, é dada, na formação destes alunos, uma maior ênfase aos processos de usinagem (principalmente os processos abrasivos) e na geração de novas tecnologias voltadas às necessidades das empresas. Neste sentido, contamos com o apoio financeiro das diversas agências de fomento à pesquisa como FAPESP, CNPq, CAPES, dentre outras, além de estar integrado à grupos de pesquisa (RECOPE, IFM, ...) de outras Universidades", afirma o professor Eduardo Carlos Bianchi, docente da FEB.

Recentemente, o grupo de pesquisadores lançaram um site exclusivo do Laboratório de Usinagem por Abrasão, a fim de criar um ambiente virtual onde se propicie a troca de experiências e informações, a integração entre alunos, professores, servidores e profissionais em geral, além de estabelecer um canal constante de comunicação entre a Unesp, a comunidade científica, órgãos públicos e setor produtivo.

Lá, o usuário poderá encontrar informações sobre o grupo de pesquisa, sobre os trabalhos publicados, sobre os projetos em andamento e sobre toda a produção acadêmica. Basta acessar o endereço: http://lua.feb.unesp.br/.

O Laboratório

Prof. Dr. Hélio Langoni - Coordenador do Programa Adote um AlunoO Laboratório de Usinagem por Abrasão, do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Unesp (FEB), campus de Bauru, foi criado em 1993 com o objetivo de aprimorar o ensino, pesquisa e extensão universitária. Neste sentido, vem constantemente se destacando pelo atendimento a um grande número de bolsistas de iniciação científica, aperfeiçoamento e pós-graduação (mestrado/doutorado), além de um grande número de trabalhos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais,

Também é responsável pela captação de recursos externos (FUNDUNESP, CNPq e FAPESP), bem como prestação de serviços às empresas da Grande São Paulo e região.

Pretende-se formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar, formação humanista e visão holística, visando extrair conclusões e propor soluções para problemas de Engenharia Mecânica, que são competências relevantes para o desempenho profissional e desenvolvimento das habilidades, para aplicar princípios científicos e conhecimento tecnológicos a problemas práticos e abertos de Engenharia Mecânica.

"Desta forma, torna-se necessário o desenvolvimento da capacidade de sintetizar informações e desenvolver modelos para a solução de problemas na área. É de esperar que todos os envolvidos em atividades de ensino e pesquisa sejam adeptos da qualidade, do esmero, do aprofundamento e ainda que sejam determinados e obstinados. O Grupo de Pesquisa em Usinagem por Abrasão é integrado formalmente a Rede Metal Mecânica, Sub-rede Usinagem, do Programa de Redes Cooperativas de Pesquisa - RECOPE, apoiado pela FINEP e ao Instituto Fábrica do Milênio - IFM. A interação com cientistas de renome internacional, universidades, institutos de pesquisa de excelência e empresas, agrega ainda mais confiabilidade e agilidade nas pesquisas desenvolvidas direcionado os trabalhos de P&D à assuntos de impacto econômico", finaliza Bianchi.

Contato:
Prof. Dr. Eduardo Carlos Bianchi
Faculdade de Engenharia da UNESP
Tel.: (14) 221-6119/6120


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas