Projeto
Pró-Ciências da FC-Bauru
capacita docentes do ensino médio |
||||||
|
||||||
|
||||||
Os departamentos de Física e Matemática, da Faculdade de Ciências da Unesp (FC), campus de Bauru, oferecem mais uma edição do projeto Pró-Ciência aos professores da área de ciências da natureza. O Pró-Ciência visa promover a melhoria do ensino na área de matemática, física, química e biologia do ensino médio, mediante aperfeiçoamento de professores em serviço. Incentivar a consolidação das atividades de formação continuada no âmbito das instituições de ensino superior e dar a essa atividade caráter estável e permanente compõem os objetivos do programa. Também fazem parte da filosofia o estímulo à aproximação e a cooperação entre as instituições de ensino superior e os sistemas de educação dos estados. O programa propõe a adoção de ações aos professores para aprimorar os métodos de ensino e o uso de materiais didáticos. Participam dos projetos Pró-Ciência de física e matemática professores das diretorias regionais de Marília e Lins. No projeto "Conceito de energia: Física, Química e biologia-uma visão interdisciplinar", foram oferecidas 35 vagas para o curso. O coordenador é o professor doutor João José Caluzi. "O objetivo do projeto é trabalhar o conceito de energia de forma interdisciplinar e no final elaborar um conjunto de atividades didáticas tendo em vista a interdisciplinariedade do conceito", diz Caluzi. Para a matemática, que está na sua quarta edição, a coordenação é da professora doutora Mara Sueli Simão Moraes. O projeto oferece 96 vagas para o curso "Formação de valores no processo de ensino e aprendizagem de matemática no ensino médio". Um dos objetivos é a formação para a cidadania, além de aprofundar a análise de conceitos fundamentais de matemática de maneira cooperativa em sala de aula. "Pretende-se contribuir para modificar as atuais condições nas relações professor-aluno, que se apresentam carregadas de violência, seja na forma simbólica ou na forma física direta", conclui a coordenadora. |
||||||
|
||||||
Leia também: |
||||||
|
||||||
|
|
|
|
|
|
|