Estudantes adotivos

Unesp aumenta em mais de 15% o número de bolsistas
com programa “Adote um Aluno” e supera a meta em 2002
Por Thiago Nassa

Mário Carlos Ferreira - Responsável técnico pelo Projeto Adote um Aluno da  UNESPA Unesp encerrou o ano de 2002 com um aumento de mais de 120 bolsas destinadas aos alunos carentes e inicia 2003 com um montante ainda maior. Este crescimento se deve à evolução do programa “Adote um Aluno”, que tem por objetivo a captação de recursos extra-orçamentários, a fim de aumentar o número de alunos beneficiados. A meta da universidade era a de obter um aumento, até o final de 2002, de 15% do contingente de bolsistas (tem, hoje, 1.015 estudantes no PAE e 426, na extensão), além de garantir a manutenção de projetos científicos e desenvolvimento de ações comunitárias. Portanto, com as novas bolsas obtidas, a instituição superou as expectativas três meses antes do prazo previsto.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão Universitária da Unesp, Benedito Barraviera, o programa está atendendo a crescente demanda de alunos carentes que ingressam na universidade. “Como a Unesp oferece várias oportunidades de ingresso, com a Vunesp, isentando o pagamento das taxas de inscrição, e os cursinhos especiais, o programa torna-se imprescindível, já que a demanda sempre aumenta nos anos que se seguem”, afirma. “Precisamos estimular e promover a participação da sociedade nos problemas da universidade”, complementa.

Maria do Carmo Miranda (Carmem)“Há muitos alunos com potencial e competência para se tornar um excelente profissional, mas, dentro desta parcela, há aqueles que passam por dificuldades financeiras para se sustentar. É esta a lacuna que queremos preencher”, aponta o Reitor da Unesp, José Carlos Souza Trindade.

A estratégia para adesão ao programa começou por meio de parcerias com os fornecedores da Unesp, que somam mais de 10 mil empresas. Para adotar um aluno, a quota mínima por estudante é de cerca de R$ 2.220 ao ano.

“Como contrapartida, a Unesp se coloca a disposição para oferecer o aparato técnico e acadêmico para possíveis projetos de parcerias com as empresas, após estudos preliminares”, informa a assessora da Proex Cleide Trindade, uma das coordenadoras do programa.

Profa. Dra. Cleide Trindade - Coordenadora do Programa Adote um Aluno“Além disso, queremos reduzir a evasão de alunos, que ocorre sobretudo no Interior, onde se localiza a maioria das unidades da Unesp, o que dificulta a manutenção, obrigando muitos a se desligarem dos cursos que freqüentam”, ressalta Hélio Langoni, assessor da Proex.

“Entre as empresas que adotaram alunos, destacam-se a Sodexho Pass, o Banespa, a Nossa Caixa, a Embratel, a Oracle do Brasil, a Analyser, a Jacto, a Itautec-Philco, o Cristália e a Sociedade Brasileira de Imunizações, entre outras. Destas parcerias, nasceram alguns projetos de ensino, pesquisa e extensão, nas mais variadas áreas do conhecimento”, diz Maria do Carmo Miranda (Carmem), que integra a equipe do projeto.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas