Campus de Bauru participa da Grand Expo Bauru 2002

Por Rodrigo B. Scanavachi

Cartaz da Grand Expo - Bauru 2002O campus da Unesp de Bauru esteve representado na Grand Expo Bauru 2002 por alunos e funcionários de suas três unidades. Participaram do evento, a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), a Faculdade de Ciências (FC) e a Faculdade de Engenharia (FEB), além do Instituto de Pesquisas Metereológicas (IPMet) e da emissora de rádio Unesp FM.

A Grand Expo Bauru é uma grande exposição-show, onde anualmente comparecem milhares de pessoas. As atrações da festa se baseiam em exposições de animais, feiras agropecuárias, agro-negócio e shows de artistas renomados no cenário nacional. O evento aconteceu entre os dias 8 e 17 de novembro, no recinto Melo de Morais, em Bauru.

Em 2001, a Comissão Organizadora da Grand Expo calculou que 80 mil pessoas compareceram ao evento, em dez dias de exposição. O público visitante foi bastante heterogêneo, composto por pessoas de todas as idades, escolaridade e atividades profissionais. Em 2002, houve um aumento no número de visitantes, tendo em vista a ampliação das atividades e expositores no evento. Este ano, em especial, a Comissão Organizadora investiu na revitalização do espaço físico destinando às Universidades de Bauru.

O objetivo da participação da Unesp campus de Bauru na Grand Expo é a divulgação dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelas três unidades universitárias da Unesp de Bauru, pelo Ipmet e pela Rádio Universitária e de outras unidades interessadas, de tal forma que o público que visita e Expo possa tomar conhecimento da produção realizada pela Unesp, principalmente no campus de Bauru, em suas diversas modalidades.

Além disso, o evento tem o intuito de apresentar ao público externo à Unesp as várias possibilidades de prestação de serviços; e de divulgar a universidade como um todo, particularmente os cursos oferecidos pelo Campus de Bauru.

A Unesp apresentou, através de suas produções acadêmicas realizadas pelas unidades de ensino (pesquisa e extensão e prestação de serviços) e das unidades complementares - Rádio Unesp e IPMET, o que de mais interessante e útil a academia elabora, prestando serviços à comunidade e oferecendo ao público em geral a oportunidade de conhecer a Instituição.

Tratando-se de um evento de divulgação das atividades da Unesp, a relação básica que se estabelece entre o ensino, pesquisa e extensão é propriamente a visibilidade que se dará ao campus (seus cursos e projetos realizados) quando de sua apresentação à comunidade.

Do ponto de vista prático, a relação entre ensino e pesquisa se estabeleceu na realização de atividades específicas durante a Exposição, tais como elaboração de informativos pelos alunos de Comunicação Social, organização do evento pelos alunos de Relações Públicas, demonstrações práticas de projetos e protótipos desenvolvidos pelos cursos de Engenharia, como robôs, aviões e carros de corrida, previsão do tempo e monitoramento através dos radares Doppler do IPMet / UNESP, instalados em Bauru e Presidente Prudente. A Rádio Unesp fez transmissão, ao vivo, de todo o evento.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas