Rápidas

Unesp recebe pesquisador americano PH. D em Engenharia Mecânica

Por Suzana Fonseca

A Faculdade de Engenharia da Unesp (FE), campus de Bauru, recebeu, no dia 29 de outubro, o professor Ph.D. da Universidade de Massachusetts, EUA, Stephen Malkin, para um encontro com o grupo de pesquisa "Usinagem por Abrasão", da área de processos de fabricação da FE.

Malkin é considerado um dos mais importantes pesquisadores do processo de retificação da história da Engenharia Mecânica. Eduardo Carlos Bianchi, coordenador da Pós-Graduação em Engenharia Industrial da FE, destaca que "a área de atuação de Malkin é essencial para a fabricação de peças de precisão, com custos reduzidos e sem agredir o meio ambiente."

Na Unesp, Malkin ministrou a palestra "Simulação, otimização e controle de processos de retificação cilíndrica", em conjunto com o Prof. Dr. João Fernando Gomes de Oliveira, da Escola de Engenharia de São Carlos - EESC-USP, no Anfiteatro de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia, além de discutir projetos de pesquisa em desenvolvimento na faculdade.

No Brasil, o docente americano visita a Faculdade de Engenharia da Unesp, a Unicamp, o Núcleo de Manufatura Avançada da EESC-USP e apresenta palestra no Congresso de Usinagem 2002.

A visita de Malkin é parte das atividades do Instituto Fábrica do Milênio, uma organização formada por instituições de ensino superior que desenvolvem pesquisas em manufatura, com o objetivo de propor ferramentas de apoio às indústrias metal-mecânicas instaladas no Brasil.

Mais informações: (14) 221-6109.


Unesp recebe número recorde de inscrições para Vestibular 2003

A Vunesp (Fundação para o Vestibular da UNESP) contabiliza um aumento de 5,4% nas inscrições para o concurso vestibular 2003, em relação ao exame do ano passado. São 90.468 candidatos, ante 85.865 em 2002. A Vunesp é a responsável pela realização dos exames para ingresso nos cursos de graduação da UNESP, que neste ano oferece 5.680 vagas em 141 opções de cursos, ministrados em 16 cidades do Estado de São Paulo.

O físico Fernando Prado, diretor acadêmico da Fundação, ressalta que os maiores índices de expansão das inscrições foram registrados em algumas das principais cidades do Estado: 8,3% na capital, 21,6% em Jundiaí, 15,5% em Santo André, 15,3% em São José dos Campos, além de 5,8% em Campinas e 5,6% em São José do Rio Preto.

Para o dirigente da Vunesp, esse fenômeno se explica pelo crescimento significativo que ocorre no volume de alunos formados pelo ensino médio, principalmente nas grandes cidades, onde o mercado, por ser mais concorrido, exige um preparo melhor dos profissionais. "A universidade é o caminho natural para a formação adequada do postulante ao mercado de trabalho", conclui.

Outro motivo para o aumento do número de candidatos, segundo Prado, foi a eficiente divulgação do vestibular e dos cursos da UNESP. "O aluno do ensino médio geralmente carece de informações sobre o ensino superior público", explica. "Portanto, temos um dever social de tornar essas informações disponíveis."

O diretor acadêmico da Vunesp enfatiza, ainda, que o processo de expansão do ensino na UNESP, com a previsão de instalação de novos campi em oito cidades de São Paulo, também estimulou o incremento na procura por vagas. "Essa perspectiva de crescimento produz no aluno a expectativa de entrar numa instituição pujante, que vai crescer ainda mais", afirma.

Os candidatos inscritos devem ficar atentos para a data de recebimento do cartão de convocação, entre os dias 18 e 21 de novembro. Caso haja algum imprevisto, o vestibulando deve ligar para o Disque-Vunesp (11) 3874-6300 e comunicar o fato. As provas específicas de habilidade e de aptidão serão realizadas entre os dias 7 e 12 de dezembro.

Já o exame de Conhecimentos Gerais acontece no dia 15 de dezembro; o de Conhecimentos Específicos, no dia 16; e o de Língua Portuguesa, no dia 17. No dia 7 de fevereiro, a Vunesp divulga a lista de aprovados, que devem realizar as matrículas nos dias 11, 12 e 13 do mesmo mês.


Unidade de São José dos Campos recebe número recorde de inscrições para o vestibular UNESP 2003

Por Raphael Silva e Lima

Terminou no último dia 11 de outubro, o prazo para as inscrições para o vestibular UNESP 2003. Este ano, foram registrados mais de 3 mil inscritos no posto de inscrição da unidade da Unesp de São José dos Campos, na Faculdade de Odontologia da UNESP.

O resultado foi surpreendente se comparado com o ano passado,quando foram feitas cerca de 2,8 mil inscrições, 10% a menos que este ano. A FOSJC foi responsável pelas inscrições dos vestibulandos das cidades de São José dos Campos, Taubaté, Mogi das Cruzes e Jacareí. A cidade de São José dos Campos será um dos locais de prova do vestibular deste ano, como já é de costume.

"Os dias de maior movimento aqui na secretaria foram os dois últimos dias de inscrição para o vestibular", conta Ana Rita Silva Oliveira, uma das responsáveis pelas inscrições e funcionária da Secretaria da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos.

"Entretanto, o penúltimo dia teve um maior número de inscrições, já que os cursinhos pré-vestibulares de São José e das cidades vizinhas trouxeram as fichas de seus alunos naquela. No último dia, a agitação também foi grande, devido ao grande número de pessoas que deixou para fazer as inscrições de última hora, fazendo com que o horário para o término das inscrições se prolongasse até as 8 horas da noite", complementa.

A totalização do número de inscritos, relação candidato /vaga e número de inscritos por curso deve sair até o final de novembro.Para mais informações , consulte o site www.vunesp.com.br, ou ligue para o disque Vunesp (11) 3874-6300. Atendimento todos os dias úteis, das 8h às 20h.


FC-Bauru realiza Fórum Regional sobre o Envelhecimento Saudável

A Faculdade de Ciências da Unesp, campus de Bauru, através do Departamento de Educação, promoveu o II Fórum Regional sobre o Envelhecimento Saudável (FRES), nos dias 28 e 29 de outubro, na cidade de Bauru.

O objetivo do evento foi o de realizar discussões sobre a temática do envelhecimento na realidade social brasileira, concretizando as diretrizes da UNATI - Universidade Aberta da Terceira Idade. Também foi o de promover debates sobre o envelhecimento, favorecendo reflexão e incorporando novos conhecimentos na busca da melhoria da qualidade de vida da população idosa, além de participar das metas da Organização Mundial da Saúde, na busca da construção do envelhecimento saudável.

O evento foi destinado aos profissionais, professores, pesquisadores, estudiosos, população de terceira idade, estudantes e o público em geral.

PROGRAMAÇÃO:

No dia 28/10 - (Segunda- feira) das 18h00 às 18h45min. - Inscrições e entrega do material; às 19h00 - Cerimônia oficial de abertura e às 19h30min. - Espaço cultural.

20h - 21h40 - Um novo olhar sobre o Envelhecimento: Núcleos Locais da UNESP UNATI.

Dra. Clorinda Maria da Luz Mansani Queda - Dra. em Serviço Social pela PUC/SP Docente do Depto. de Educação da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e Coordenadora do Núcleo Local da UNESP UNATI - Bauru.

As tecnologias da informação, os idosos e o gerenciamento das novas idéias.

Dr. Aguinaldo Robinson de Souza - Mestre e Doutor pelo Instituto de Química da USP - São Carlos; Pós - Doutorado na Universidade de Califórnia - San Diego / EUA; Docente do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da UNESP / Bauru; Especialização na Área de Química Computacional.

21h40 - Intervalo e encerramento dos trabalhos

No dia 29/10 - (terça-feira) no período da manhã, acontece: das 07h30 - 08h00 - Entrega de pastas e encerramento das inscrições.

Conferência: Resignificando o que é ser idoso e abrindo caminhos e possibilidades para o envelhecer.

8h - 8h40 - Envelhecimento em Questão.

Dr. Paulo Vilas Boas - Professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e Membro da SBGG - Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

8h40 - 9h20 - Concepções de envelhecimento e idoso: perspectivas e resignificações.

Dra. Elizabeth F. Mercadante - Antropóloga, Doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP, Profª. e Pesquisadora da PUC/SP e Vice - Coordenadora do Curso de Gerontologia.

9h40 - 10h20 - O envelhecimento da população brasileira: considerações demográficas e sociais.

Dra. Vera Valsecchi de Almeida - Antropóloga, Mestra e Doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP e Profª. e Pesquisadora do Curso de Mestrado em Gerontologia da PUC/SP.

10h20 - 11h - Aspectos genéticos do envelhecimento e a Doença de Alzheimer.

Dr. Spencer Luiz Marques Payão - Diretor do Hemocentro e Professor da Faculdade de Medicina de Marília; Professor Pesquisador da USC (Universidade do Sagrado Coração) e Professor Orientador do Curso de Pós-Graduação em Morfologia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina.

No período da tarde do dia 29/10, aconteceu:

MESA REDONDA SOBRE O TEMA: Ampliando a compreensão do envelhecimento e do idoso.

14h - 14h40 - O Direito de envelhecer com qualidade.

Dr. Pietro Alarcon - Mestre e Doutorando pela PUC/SP, Professor de Direito Constitucional da PUC/SP e ITE - Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP e Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.

14h40 - 15h20 - As novas pedagogias para trabalhar com a população que está envelhecendo.

Dra. Belmira Oliveira Bueno - Pedagoga com Doutorado na USP e Profª. no Curso de Pós - Graduação da Universidade de São Paulo.

15h20 - 16h - Perspectivas e Ações de Saúde na Comunidade.

Dra. Ruth G. da Costa Lopes - Psicóloga, Doutorado em Saúde Pública pela USP, Pesquisadora da PUC/SP, Profª. do Curso de Mestrado em Gerontologia da PUC/SP.

16h - Debates e elaboração de documento com base nos temas discutidos no II FRES.

Comissão Científica e Convidados.


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas