Alunos da Unesp de Rio Claro realizam
campanha para ajudar aldeia indígena guarani

Por Brenda Guimarães Marques

IlustraçãoAlunos da Unesp de Rio Claro realizaram uma campanha para arrecadar roupa, acessórios, material escolar e alimentos não perecíveis, para, posteriormente, serem encaminhados à aldeia indígena Guarani, da Barragem Krukutu, pertencente ao grupo Mbya. A campanha foi temporária, com duração nos meses de setembro a outubro. A coleta do material ocorreu no saguão da biblioteca do campus.

A iniciativa deste programa partiu dos alunos, pertencentes aos cursos de Geografia e Pedagogia do campus de Rio Claro, que estão cursando, neste semestre, a disciplina de Antropologia. No transcurso desta disciplina, os alunos realizaram, junto com a Profa. Dra. Bernadete de Castro Oliveira uma aula de campo na aldeia indígena Guarani, do grupo Mbya.

A realidade encontrada pelos alunos despertou-lhes um sentimento de inconformismo e o interesse em querer ajudar os índios. Por outro lado, o fato registra a influência, a importância e a necessidade das aulas de campo, o que estimula o compromisso universitário na transmissão do saber, bem como a contribuição científica junto à formação do aluno.

Segundo os organizadores, a aldeia tem ancestralidade marcada por imigrações vindas do Paraguai oriental e extremo norte da Argentina e, a "porta de entrada" para o território brasileiro é os Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e São Paulo.

Para o aluno e organizador da campanha Cássio Bueno Maia, "percebi que lá não havia uma harmonia na relação homem-natureza, como esperava. Eles estão assentados buscando o direito de ficar na terra, e por isso não podem pescar e plantar, e além do mais o rio está poluído. Os índios estavam passando fome. Sabemos que a idéia da campanha é paliativa e não irá resolver o problema deles, mas sentimos vontade de ajudar".

Segundo o depoimento da aluna e organizadora Érica Gonçalves de Santana, " do material arrecadado houve predomínio de roupas. Para entregar o material iremos antecipadamente separá-los por pacotes e direcioná-los conforme a necessidade de cada família. E a entrega se dará no mês que vem".

A equipe que atuou na campanha é composta pelos alunos Érica Gonçalves de Santana, Cássio Bueno Maia e Wagner Alvez Negreiros, além da antropóloga Profa. Dra. Bernadete de Castro Oliveira, do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas do campus de Rio Claro.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas