FO-São José dos Campos inaugura
central de salas de aula e laboratórios didáticos

Por Raphael Silva e Lima

InauguraçãoNo mês de outubro de 2002, foi inaugurada a Central de Salas de Aula e Laboratórios Didáticos da Faculdade de Odontologia da Unesp (FO), campus de São José dos Campos. A solenidade contou com a presença do Reitor da Universidade, José Carlos Souza Trindade, do assessor de planejamento e orçamento (Aplo), Herman Jacobus Cornelis Voorwald, e da equipe Aplo e da reitoria da Unesp.

Também estavam presentes os ex-diretores da faculdade, Prof. Gerson Munhoz dos Santos , Rogério Lacaz Netto e José Eduardo Junho de Araújo, bem como alunos, docentes e funcionários em geral, a fim de prestigiar mais uma etapa do crescimento em infra-estrutura e qualidade da unidade.

InauguraçãoA solenidade foi presidida pela Profa. Titular Maria Amélia Maximo de Araújo, diretora da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, e pelo vice-diretor, o Prof. Adjunto Paulo Villela Santos Junior. Ao final da inauguração, foi oferecido aos presentes um coquetel de comemoração.

A partir daquela data, a unidade conta com mais oito salas de aulas, duas clínicas com um total de 26 equipos, uma central de laser com três equipamentos odontológicos e um aparelho a laser de Er:YAG, concedido pela FAPESP, um laboratório para as disciplinas básicas, dois laboratórios de pré-clínica de Dentística, Endodontia e Prótese com manequins odontológicos, micromotores e refletores para iluminação, além de sala para reunião de professores, sala de arquivo permanente, oficina, sala de almoço para os funcionários da Zeladoria e manutenção e dependências complementares.

InauguraçãoCada uma das salas de aula é equipada com dois projetores de slides, um projetor de multimídia e um retroprojetor, visando melhorar ainda mais o desempenho dos alunos e professores no rendimento e qualidade das aulas ministradas.

Com o aumento do número de vagas para os alunos, devido à criação do curso noturno, surgiram várias dificuldades para discentes e docentes, devido à falta de espaço suficiente para o desenvolvimento das atividades de suas respectivas disciplinas. Isto também acontecia no período integral, onde os cursos de pós-graduação recebiam cada vez mais alunos.

Inauguração"Por estas e outras razões, resolvemos iniciar a construção de mais este prédio", diz a Prof. Maria Amélia, diretora da Faculdade . "Além disso, aproveitamos a oportunidade para fazer uma modernização nos laboratórios de pré-clínica com manequim . Neste novo prédio, temos uns dos laboratórios de pré-clinica mais modernos existentes atualmente", complementa.

As obras do novo prédio da Central de salas de Aula e Laboratório Didático duraram aproximadamente dois anos e meio. Elas foram interrompidas no final do ano passado, ficando em estudos técnicos na Reitoria por cerca de quatro meses. No início deste ano, foram retomadas e seguiram com força total até a data da inauguração.

"A criação de mais um espaço para que os alunos usufruam é de extrema importância dentro da unidade de São José dos Campos, tendo em vista o crescente número de alunos interessados no curso de Odontologia, principalmente no período noturno. Assim, este prédio contribui para o aumento do número de alunos em treinamento na Graduação e para o aumento do número de pacientes atendidos, sem comprometer, contudo, o aproveitamento das aulas práticas e teóricas e o desempenho dos alunos graduandos", finaliza Maria Amélia.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas