Rápidas

FCL-Assis inicia construção de prédio para Letras Modernas

Por Nelson Ferreira Junior

O diretor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCL), campus de Assis, João Chaves, informou que a unidade local estará iniciando a construção do prédio de Letras Modernas e a reforma do prédio dois, do laboratório de Psicobiologia. Para o ano de 2003, está prevista a construção de mais dois prédios de departamentos e mais um em 2004.

O professor Chaves promoveu um encontro com Antônio Carlos Ciciliato, da empresa Artplan Engenharia de Assis; com o engenheiro fiscal da Unesp e da Assessoria de Planejamento e Orçamento (Aplo), Francisco de Assis Moura Júnior; e com o diretor da Hugo Engenharia (responsável pela construção do prédio de Letras Modernas), engenheiro Hilton Hugo da Silva Fabbri, a fim discutir os detalhes e os procedimentos para a realização das obras.

O prédio de Letras Modernas terá uma área construída de mais 590 metros quadrados e o custo total será de cerca de R$ 652 mil. O prazo para entrega da obra é de 210 dias. Este prédio será construído em um terreno anexo da Unesp, de 52 mil metros quadrados, o qual foi desapropriado e hoje pertence à FCL de Assis.

O diretor do campus afirmou que a construção destes prédios e a reforma do prédio dois do laboratório de Psicobiologia permitirão maior dinamismo à unidade de Assis, além de oferecer maior conforto aos alunos e melhores condições de trabalho aos professores. "A realização destas obras é uma conquista da atual diretoria, que se empenhou para sua materialização, com a obtenção dos recursos necessários", afirma Chaves.

Programa de reequipamento

O diretor da FCL de Assis, João Chaves, anunciou também uma grande novidade para o campus de Assis. De acordo com ele, a unidade de Assis foi incluída no Programa de Reequipamento da Área de Humanas, desenvolvido pela Reitoria da universidade.

Segundo Chaves, através deste programa, será possível aquisição de materiais para laboratórios, material didático e obras de infra-estrutura. "A primeira providência da direção do campus será providenciar a construção de um local para abrigar o CEDAP, que contém em seus acervos documentos importantes, tanto do Brasil quanto do exterior, e é uma fonte importante de pesquisa para mestrandos e doutorandos, assim como à própria comunidade", explica.

O diretor lembrou que o CEDAP possui, por exemplo, jornais alemães que não existem na própria Alemanha, de um período anterior ao surgimento do Partido Nacional Socialista, que desembocou no Nazismo e permitiu o surgimento de Adolf Hitler. "Como estes jornais não podiam ser publicados na Alemanha, eram distribuídos no exterior para serem lidos por alemães que residiam nos mais diferentes países do mundo", informa. "Estes documentos permitem observar o início do marketing político desenvolvido pelos nazistas para ganhar mentes e corações do povo alemão, objetivando a implantação da ideologia nazista", conclui.


Colégio Técnico da Unesp de Bauru abre inscrições para vestibulinho

O Colégio Técnico Industrial da Unesp do campus de Bauru abriu as inscrições para o Vestibulinho 2003, que é o seu exame de seleção de candidatos. O Colégio oferece 245 vagas gratuitas, distribuídas nos cursos de Eletrônica, Informática, Mecânica e Ensino Médio. O exame vai acontecer no dia 15 de dezembro.

O Colégio Técnico Industrial oferece duas modalidades de curso. A primeira é o Curso Técnico que compreende apenas o Ensino Técnico e deve ser cursado no período noturno. Poderá se inscrever o aluno que já concluiu o Ensino Médio (antigo 2º grau) ou cursa o Ensino Médio em outra escola. O concluinte do Ensino Fundamental (antigo 1º grau) só poderá fazer o Curso Técnico Noturno, se juntamente cursar o Ensino Médio em outra escola e em outro período.

A segunda é o Curso Técnico Integrado, que compreende o Ensino Técnico e o Ensino Médio. É cursado no período da manhã e destina-se ao aluno concluinte do Ensino Fundamental. Para 2003, o colégio está oferecendo 35 vagas a mais, que são para o curso técnico integrado de Mecânica. Até então, o curso de Mecânica era oferecido apenas para o período noturno. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro, na secretaria do Colégio Técnico.

Colégio Técnico da Unesp - av. Nações Unidas, 58-50, Bauru.
Informações - (14) 230-0161


FAAC-Bauru promove palestra sobre urbanismo

Por Rodrigo B. Scanavachi

Aconteceu no dia 22 de outubro de 2002, na sala 2A, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp (Faac), campus de Bauru, uma palestra de grande importância no cenário da problemática urbana atual. A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Rui Antônio Rodrigues Ramos, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Portugal e terá como tema "Cidades Sustentáveis, um desafio comum para Brasil e Portugal". A Palestra será promovida pelo Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e será ministrada às 9 horas.

O problema urbano assume atualmente grande importância para os governos e a sociedade em geral, devido ao crescimento exponencial do número de pessoas vivendo nas cidades e a conseqüente degradação da Qualidade de Vida (QV). Estimativas da ONU indicam que, por volta do ano 2015, aproximadamente 55% da população mundial, correspondente a mais de 3 bilhões de pessoas, estarão vivendo nas cidades. A porcentagem de população urbana no grupo dos países industrializados e na América Latina chegará a 80%.

Esta situação de grande crescimento provoca uma contínua sobrecarga nos recursos disponíveis, na infra-estrutura e nas instalações urbanas, afetando negativamente a QV das cidades. Gera assim um profundo impacto no meio ambiente global, tanto em termos de consumo dos recursos naturais como em termos de produção de poluentes, em grande parte oriunda dos sistemas de transportes.

Estas questões têm direcionado as pesquisas dos três grupos que ora se reúnem para desenvolver o projeto que será tratado nesta palestra, a Universidade do Minho (Departamento de Engenharia Civil), a USP (Departamento dos Transportes - EESC) e a UNESP (NUCAM/Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo - FAAC).


Colégio Técnico Industrial da Unesp de Bauru vai contratar professores temporários

O Colégio Técnico Industrial da Unesp, campus de Bauru, vai realizar concurso público de provas para contratação de professores, em caráter temporário, para 2003.As vagas são para as disciplinas de Informática: Linguagens Visuais e Banco de Dados, Informática: Linguagem Ambiente DOS, Informática: Sistemas Operacionais e Redes de Computadores, Informática: Técnicas e Análise de Sistemas, Informática: Aplicativos e Internet, Eletrônica, Mecânica, Contabilidade, Física, Administração, Legislação Aplicada, Inglês, História e Educação Artística.As inscrições podem ser feitas no período de 16 a 25 de outubro.

O edital, com todas as informações sobre o concurso, está afixado na Secretaria do CTI.

Colégio Técnico da Unesp - av. Nações Unidas, 58-50 - Bauru. Tel. (14) 230-0161.


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas