Rio Claro caminha para implantar coleta seletiva de lixo

Por Brenda Guimarães Marques

Fábrica de reciclagem de lixo

O campus da Unesp de Rio Claro está se preparando para implantar a coleta seletiva de lixo. Para tanto, os gestores organizaram, no mês de setembro, um treinamento de capacitação para a implantação deste programa ambiental.

O evento foi subdividido em aulas teóricas, que aconteceram no prédio da Pós-graduação da Geografia, campus da Bela Vista, e trabalhos de campo, com visitas monitoradas ao aterro sanitário da cidade de Rio Claro e à Fábrica de Papéis Primos. Servidores técnico-administrativos, alunos da graduação e pós-graduação e integrantes da comunidade local participaram do treinamento.

Estudo ambiental da problemática do lixoO "Treinamento de Capacitação para a Implantação da Coleta Seletiva de Lixo" é uma iniciativa de um grupo de professoras da Unesp de Rio Claro, são elas as professoras doutoras Ana Tereza C. Cortez, Sílvia Aparecida Guarnieri Ortigoza e Maria Isabel Castreghini de Freitas, da Coordenadoria do Meio Ambiente, que, por coincidência ou não, são todas pertencentes do curso de Geografia de Rio Claro. Também participou da equipe organizadora a enfermeira Maria Luísa Beig, da UNAMOS.

"Esta é, sem dúvida, uma iniciativa de cidadania e princípios ambientais que só vêm a beneficiar o quadro de unespianos de Rio Claro e a própria universidade. Por outro lado, responde a preocupação emergente e social, de determinados segmentos da sociedade em querer efetivamente sanar os problemas ambientais na prática e no ambiente o qual se vivencia", afirma Maria Isabel Castreghini de Freitas.

O material coletado para reciclagem será preferencialmente papel, uma vez que a universidade produz diariamente um grande contingente de lixo, com predomínio de papel. Neste sentido, as professoras também estão imbuídas num processo interno de educar e informar, especialmente os funcionários, para racionarem o uso de papel. A intenção é que todo o material coletado seja doado para a APAE de Rio Claro, que posteriormente irá vender o material recolhido e o encaminhará para reciclagem.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas