FAAC-Bauru promove 5ªJornada Multidisciplinar

Por Rodrigo Bruschi Scanavachi
Logotipo da FAAC-BauruAconteceu entre os dias 17 e 20 de setembro de 2002, a 5ªJornada Multidisciplinar de Bauru. O evento teve como tema a "Comunicação, Sociedade e Política", e foi realizado pelo Departamento de Ciências Humanas e pela Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp (Faac), campus de Bauru.

A 5º Jornada Multidisciplinar teve como objetivo discutir o papel exercido pelos meios de comunicação para a consolidação de uma sociedade plural, democrática e participativa. O tema ganhou relevância devido ao fato de estarmos em ano de eleições, nas quais, novamente, ter-se-á um forte envolvimento da mídia, através do horário eleitoral gratuito e das coberturas jornalísticas.

"Gostei bastante do tema tratado no evento, que é, mais do que nunca, atual e pertinente. Achei bastante proveitosas as palestras e algumas das mesas redondas", afirmou Felippe Aníbal, estudante de Comunicação Social.

No dia 17, houve a abertura do evento, às 19 horas no Anfiteatro Guilhermão. A Jornada teve início com a Conferência do Prof. Dr. Paulo Eduardo Arantes, Doutor no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) desde 1968. Entre suas principais publicações, estão "Sentimento da Dialética" e "Um Departamento Francês de Ultramar". A sua Conferência tratou do tema "Diante da guerra: a era da emergência", relacionando os temas atuais com os temas abordados pela filosofia.

No dia 18, às 9 horas, aconteceu a mesa redonda "Marxismo e Comunicação", no anfiteatro da Faac. Já na parte da noite, às 19 horas, houve a Conferência com o Prof. Dr. Afonso de Albuquerque, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele tratou de temas relacionando os acontecimentos políticos com a comunicação.

No dia 19, às 9 horas, houve a mesa redonda "Comunicação e Política", no anfiteatro da faculdade. Já às 19 horas, houve a Conferência com o Prof. Dr. Renato Ortiz, titular de Sociologia da Unicamp. Entre suas publicações, estão "Cultura brasileira e Identidade Nacional" e "Mundialização e Cultura". Ele tratou do tema "Globalização e política".

"A globalização é uma situação, um contexto histórico. Numa sociedade moderna temos que encarar esse contexto e valorizar a comunicação como responsável pela estruturação dos processos", ressaltou Renato Ortiz.

Nos dias 18, 19 e 20, na parte da tarde, houve apresentações de trabalhos de alunos e sessões de comunicação. "O evento superou as expectativas da comissão, já que o número de inscritos foi acima do esperado. O tema abordado foi muito interessante, pois fez com que as pessoas discutissem a política atual, permitindo o crescimento de todos", afirmou Mariana G. Ricardo, estudante de Relações Públicas e integrante da organização do evento.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas