Reitor da Unesp inaugura obras na FC-Bauru

A Faculdade de Ciências da Unesp (FC), campus de Bauru, recebeu a visita do Reitor da universidade, José Carlos Souza Trindade, no dia 12 de setembro, para cumprir uma extensa programação de inaugurações, juntamente com o Professor Doutor José Brás Barreto de Oliveira, Presidente do Grupo Administrativo do campus e Diretor da FC.

No período da manhã, às 8h30, aconteceu a inauguração do Conjunto Esportivo do Colégio Técnico Industrial - C.T.I. "Prof. Isaac Portal Roldán". Logo em seguida, às 9h15, ocorreu a solenidade de inauguração do Laboratório de Fisiologia do Pâncreas Endócrino, localizado próximo ao Centro de Psicologia Aplicada - CPA.

Vista da FC-BauruEm constante processo de crescimento, as novas inaugurações estão pautadas para a elevação da qualidade de ensino e pesquisa da FC. O laboratório de Fisiologia do Pâncreas Endócrino está sob a responsabilidade do Prof. Dr. José Roberto Bosqueiro, do Departamento de Ciências Biológicas, sendo mais uma conquista da unidade.

O docente tem centrado seus estudos nos mecanismos normais de regulação e funcionamento, que proporcionam as taxas normais de insulina no organismo. "Nós estudamos a fisiologia da secreção e não a parte da fisiopatologia", evidenciou Bosqueiro.

Por se tratar de pesquisa básica, o pesquisador tem de estudar uma série de eventos e de fenômenos que trabalham em conjunto para que a célula possa secretar insulina de maneira adequada. Como todo processo de fisiologia celular, tem-se muito a descobrir como os mecanismos finos de regulação, por exemplo, quando uma pessoa perde insulina do organismo, resulta em diabetes. O professor afirmou que "esse laboratório foi montado com base num projeto para ver como essa secreção funciona na presença de glico-corticóide, sendo que o único hormônio que baixa a glicemia é a insulina e os corticóides estimulam a secreção de insulina no organismo".

O prédio possui 70 metros quadrados e nasceu de um projeto enviado à Fapesp, que resultou na liberação de 400 mil reais para a compra de equipamentos e material de consumo. A Reitoria da Unesp, através da Assessoria de Planejamento e Orçamento - APLO, aprovou o projeto de construção, liberando 70 mil reais para a construção das instalações. O professor Bosqueiro destaca que outros docentes poderão utilizar o laboratório e os equipamentos que estão avaliados na ordem de 350 mil reais. "É compartilhando com os colegas que se consegue fazer a coisa funcionar, num Câmpus que está crescendo como o nosso", finalizou o docente.

Entretanto, o professor doutor José Brás Barreto de Oliveira - Diretor da F.C. destacou: "a inauguração do laboratório é fruto do esforço dos docentes na captação de recursos, bem como evidencia o reflexo da titulação da Unidade em 82% dos professores são doutores, portanto, a F.C está acima da média da Unesp".

Segundo o diretor, a aprovação de projeto de pesquisa demonstra o esforço que a administração da F.C. tem se dedicado na viabilização e implantação de planejamentos dessa natureza.

Educação física

Ainda no dia 12, às 10 da manhã ocorreu a inauguração das novas instalações do Departamento de Educação Física e do Ginásio de Esportes, localizado na Praça de Esportes, próximo ao Radar Meteorológico - IPMet.

Outro docente que está comemorando as novas instalações é o professor doutor Henrique Luiz Monteiro, Chefe do Departamento de Educação Física. "Com certeza estaremos colocando no mercado de trabalho, profissionais altamente capacitados com teoria e prática simultaneamente", enfatizou Monteiro.

A grande dificuldade dos docentes do curso de Educação Física era ministrar aulas nas quadras poli esportivas, principalmente em dias chuvosos. Agora o problema terminou, as novas instalações somam mais de 2,7 mil metros quadrados de área coberta e divididos em três espaços. Um deles será dedicado para as modalidades de futebol de salão, voleibol, basquetebol e o handebol e ainda há espaço para a prática da ginástica olímpica.

No ginásio, a reitoria investiu em equipamentos para serem utilizados nas diversas modalidades esportivas, comentou Monteiro. "A Reitoria tem um programa específico para os cursos de Educação Física, porque foi um dos cursos que menos investimentos recebeu em outras gestões", ilustrou o docente.

O grande diferencial, segundo Henrique, é que cada ambiente das quadras está sendo equipado com fibra ótica para comunicação, projeção e vídeo conferência com outras instituições do Brasil e do mundo. "Existem quadras climatizadas, mas essa idéia é de vanguarda, podemos até dizer ser inédita no interior de SP. Outro destaque é a colocação de fibra ótica para que, em partidas oficiais, as equipes e a imprensa possam transmitir dados em tempo real" festejou Monteiro.

Com a cobertura das quadras, somadas ao espaço externo, mais de 200 alunos estarão adaptados e os docentes poderão ministrar aulas simultaneamente, sendo que as torcidas estarão acomodadas numa arquibancada que foi projetada para comportar mais de três mil pessoas sentadas confortavelmente.

Em relação às novas instalações na Praça de Esportes o professor doutor José Brás Barreto de Oliveira destacou que "a unidade está empenhada incessantemente em suprir as carências de infra-estrutura para o funcionamento dos cursos de graduação."

Gabinete do Reitor

Após a inauguração do Ginásio de Esportes, às 11 horas, as autoridades foram prestigiar a instalação oficial do Gabinete do Reitor - Escritório Regional de Bauru, que tem como finalidade o atendimento direto aos diretores das unidades do campus de Bauru. Agilização dos trâmites de documentos e processos a serem encaminhados à Reitoria, bem como propiciar ao Reitor e ao Vice-reitor um acompanhamento mais preciso dos trabalhos desenvolvidos são os objetivos desta inauguração.

Segundo Gislaine Alves Moreira, Assessora Técnica de Gabinete em Bauru, a implantação do Escritório do Reitor facilitará com mais rapidez o atendimento aos diretores das Unidades da Unesp próximas a Bauru, ou seja, Botucatu, Marilia, Araraquara, Assis, Araçatuba entre outras. Outro tópico importante é que esse Escritório Regional vai proporcionar à Comunidade Unespiana um contato mais direto com Reitor, Vice-reitor, Pró-reitores entre outros setores da Reitoria.

"A implantação do Gabinete visa servir como base para o Reitor e Vice-Reitor no contato com as autoridades locais e de toda região central do Estado, além da utilização dos Pró-reitores no atendimento das solicitações de Bauru e região", destacou Alves Moreira.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas