IQ-Araraquara traz exposição itinerante para o município

Por Luciana Massi

Exposição - As Semanas de 22A Biblioteca Municipal "Mário de Andrade" exibiu, de 30 de julho a 8 de agosto, a exposição itinerante intitulada de "As semanas de 22". A exposição foi trazida para Araraquara pelo Instituto de Química da Unesp e faz parte do Circuito de Exposições promovido pelo Programa de Atividades, da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP - PAC/PROEX em conjunto com o Departamento de Arquivos e Museus da Secretaria de Estado e Cultura do Governo de São Paulo.

Sob a curadoria de Dario Bueno, a mostra traz 12 quadros e 15 painéis, reproduzindo parte da obra dos pintores que não participaram da Semana de Arte Moderna por não pertencer à elite paulistana, entre eles: Anita Mafaldi, Bertha Worms, Cessare Colassuone, Waldemar Belisário, Enrico Manzo, Vicente Arione, Tarcila do Amaral e Romolo Lombardi.

Exposição - As Semanas de 22Estes artistas se organizaram para apresentar, no dia 7 de setembro de 1922, a Primeira Exposição de Belas Artes situada no Palácio das Indústrias, que ainda estava em obras e atualmente é a sede da Prefeitura de São Paulo. A divulgação do evento foi restrita e ele não teve grande repercussão, apesar dos elogios de alguns intelectuais da época, como o de Monteiro Lobato, que escreveu cinco páginas sobre a exposição na Revista do Brasil (edição de outubro de 1922) enaltecendo o evento.

A mostra abriga reproduções de textos jornalísticos e obras dos artistas, o catálogo original da exposição e uma coleção de fotos. Entre as quais está a que exibe os artistas da exposição em frente ao empoeirado Palácio das Indústrias numa espécie de plágio à famosa foto feita em frente ao Teatro Municipal dos participantes da Semana Moderna.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas