IBILCE-Rio Preto promove encontro
da Escola Técnica de Dinâmica e Controle

Por Nayna Nunes

De 29 de julho a 1º de agosto, ocorreu no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp (Ibilce), câmpus de São José do Rio Preto, o encontro da Escola Temática de Dinâmica e Controle (Dincon), promovida pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional e pela Pos-graduação em Matemática Aplicada do Ibilce.

Caracterizado como uma nova versão da primeira Escola Brasileira de Dinâmica e Controle, realizada no ano passado em São Carlos, o evento contou com a organização dos docentes Geraldo Nunes Silva, Maurílio Boaventura e Masayoshi Tsuchida.

O principal objetivo da realização do Dincon foi reunir pesquisadores de todo o Brasil nas áreas de Dinâmica e Controle, entre eles, físicos, matemáticos e engenheiros. Foram realizadas 21 palestras, três mini-cursos e uma sessão de apresentações de trabalhos, com 89 expositores, nos quais apresentou-se e discutiu-se o comportamento de sistemas, a evolução e modificações dos mesmos e a previsão de seus futuros comportamentos, que pode ser feita por meio e equações diferenciais e técnicas de controle.

Nunes Silva conta que é por meio desses estudos que se realizam as previsões do tempo, as simulações de vôo, projetos e testes de carros em Fórmula 1, além de muitas aplicações em diversas áreas. "Assim, conhecendo a dinâmica de evolução de um sistema, em muitos casos, é possível controlar esse comportamento, se o estado para o qual evolui não é o que se deseja para promover o resultado esperado", afirma Nunes Silva.

Como exemplo de técnicas de controle de sistemas, Boaventura aponta a colocação de satélites em órbita e o controle de pragas utilizando a teoria de dinâmica populacional, entre outros. "Eles destacam ainda a aplicação desses estudos nas áreas de robótica, controle de veículos submarinos e aeroespaciais", completa.

Voltado para alunos de graduação e pós-graduação, o evento teve como idealizadores o Profs Doutores José Manoel Balthazar, do câmpus de Rio Claro, e Geraldo Nunes Silva do câmpus de São José do Rio Preto.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas