Evento da Unesp Bauru destaca a relevância do design nacional

Por Rodrigo Bruschi

Logotipo do IlustraçãoAconteceu, entre os dias 7 e 13 de julho, o Ndesign 2002, um evento do setor de Design que se realizou nas dependências do campus da Unesp Bauru e contou com estudantes de Desenho Industrial de todo País.

O Ndesign, "Encontro Nacional dos Estudantes de Design", é um evento anual que tem por finalidade promover integração e troca de experiências entre os estudantes em âmbito nacional, que trouxe profissionais qualificados e renomados da área.

Este ano, a edição do evento se voltou para discussões pouco abordadas nos últimos anos, como as diferentes áreas de atuação, o compromisso social e o processo criativo. Este encontro teve como base a necessidade dos alunos de estarem atentos às tendências e novas possibilidades da área.

Considerado como o maior evento dedicado ao Design do País, o Ndesign vem contribuindo para o reconhecimento, divulgação e valorização do Designer no nosso país e na América Latina.

O Ndesign 2002 teve diversas atividades já tradicionais do segmento , porém neste ano houve a inclusão de algumas novidades, como a Mostra de Vídeo e a Área Permanente de Fanzine, e palestras tanto à tarde como à noite. Além das palestras, o Evento contou ainda com Oficinas, apresentação de trabalhos por parte dos alunos e com algumas atividades paralelas.

No primeiro dia do Encontro, domingo, aconteceu a efetuação dos cadastros dos participantes e o primeiro contato entre os mesmos. Os inscritos de todo o País se reuniram no anfiteatro Guilhermão e puderam se inscrever nas diversas atividades do evento. "Um evento como esse proporciona uma excelente divulgação do Design nacional e uma integração entre os estudantes", afirma Maurício Mozetto, estudante de Desenho Industrial e webdesigner.

Na segunda-feira, na parte da manhã, ocorreu a palestra pré-repentina e, na parte da tarde, foi realizada a Repentina, grande oficina coletiva que virou tradição nos últimos encontros. O destaque ficou para palestra da noite, ministrada no Teatro Municipal. O palestrante Edson Zampronha, professor do Instituto de Artes de São Paulo, debateu assuntos relacionados com as inter-relações entre som e imagem convergindo para um design da imagem pelo som.

Na terça-feira, na parte da manhã, houve a apresentação de trabalhos por parte dos alunos de Desenho Industrial. O estudante Daniel de Souza Andrade (UFPB) apresentou o projeto "Quiosque de acesso gratuito a Internet". Caroline Zanardo Gomes (Unesp-Bauru) apresentou "Análise ergonômica das atividades do seringueiro (sangrador): parâmetros para o design de faca de sangria de borracha natural". Já Renata Garcia Wanderley e Adriana Coutinho (UFPE) mostraram o trabalho sobre "Leitura e compreensão de estilos de ilustração por crianças alfabetizadas". Na parte da tarde o destaque ficou com a palestra de Ricardo Toledo Neder, Sociólogo e professor da Esalq (USP), sobre "Ecodesign: Inovações Sociais e Tecnologias no aproveitamento da Biomassa". Já na parte da noite o destaque ficou com a palestra de Ale Faljone, Diretor de Criação, Publisher e Editor da Revista Simples.

Na quarta-feira, na parte da manhã, continuaram as apresentações dos trabalhos dos alunos, tendo como destaque o trabalho "Cnidárias - linha de bolsas femininas" da aluna Juliana Bertolini (Mackenzie-SP). Na parte da tarde o destaque ficou com a palestra de J.C. Serroni, que falou sobre o design na cenografia. Já o destaque noturno ficou com a palestra de Fernanda Sarmento, pesquisadora e diretora de Arte da revista ArcDesign. Ela destacou a importância da tipografia para a arte de uma revista, falou sobre as possibilidades de se produzir uma revista baseada em design gráfico e mostrou um projeto do instituto Takano, a revista "A Revista". "A tipografia bem trabalhada e o uso das fontes corretas são alguns dos principais artifícios para um produto artístico de sucesso no mundo do design", ressalta Fernanda.

Na quinta-feira continuaram as apresentações de trabalhos por parte dos estudantes. Na parte da tarde o destaque ficou com a palestra de Renata Teles, proprietária e designer da Moinho Brasil. Ela falou sobre o trabalho pioneiro da Moinho Brasil no ramo de papéis artesanais. Já na parte da noite, o destaque ficou com a palestra de Matheus de Paula Santos e Carlos Bela da LoboFilmes. O tema foi o "Design para televisão e vídeo clipes - o trabalho da Lobo".

Na sexta-feira, ocorreram as ultimas apresentações de trabalhos, com destaque para o estudante Bruno Aburjaile Costa (Unesp Bauru) que falou sobre "A Biônica e a Biomimética Aplicadas ao Design de Produtos". Na parte da tarde o destaque foi a palestra de Luciana Parisi, professora do Departamento de Moda do SENAC SP. O tema da palestra foi "Moda e Informação". Já na parte da noite, os destaques foram Rogério Vilela da Fábrica de Quadrinhos e o designer Guto Índio da Costa. O Evento se encerrou no sábado com atividades de integração, envolvendo bandas e um churrasco no Campus da Unesp.

Além de todas essas atividades, ocorreram várias outras palestras, festas todos os dias para promover a integração dos estudantes e várias oficinas. As principais oficinas foram Fotografia Alternativa, Caricaturas, Mangá e Histórias em Quadrinhos, Grafitte, Vídeo Hai Kay, Pintura Intuitiva, Animação Stop-Motion, Papel Artesanal, Gravura: Monotipia e Modelagem em Argila. Ocorreram também várias atividades paralelas como Mostra de Vídeo, Área permanente de Fanzine e Exposições.Enfim, o Ndesign deste ano repetiu o sucesso das outras edições e confirmou sua importância no mundo do Design nacional. Contando com estudantes de todo o Brasil e com profissionais renomados da área, o Ndesign 2002 superou as expectativas e apresentou o campus da Unesp Bauru como um forte candidato para promover futuros eventos na área das comunicações em geral.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas