FCF-Araraquara promove curso de especialização em micologia

Por Emerson Tosco

IlustraçãoA Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (FCF), campus de Araraquara, está lançando um curso internacional de atualização em Micologia intitulado de "Antifúngicos e Testes de Sensibilidade", que será realizado entre os dias 20 e 22 de agosto de 2002, na própria FCF.

O curso, que tem coordenação da Profa. Dra. Maria José Soares Mendes Giannini, do Departamento de Análises Clínicas da FCF, será ministrado por meio de aulas práticas e teóricas, e tem apoio da FCF, da Fundação para o Desenvolvimento das Ciências Farmacêuticas, da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, da Sociedade Brasileira de Microbiologia e da Sociedade Brasileira de Micologia.

"Este curso proporcionará a atualização dos participantes, que poderão aplicar esta metodologia em seus laboratórios, contribuindo para o melhoramento das técnicas referentes ao setor de Micologia no Laboratório Clínico, além de realizarmos um intercâmbio com profissionais internacionais", afirma a Profa. Dra. Maria José.

Segundo a docente, nos últimos anos, houve aumento significativo de infecções fúngicas sistêmicas e, por outro lado, o aparecimento de fungos resistentes às drogas antifúngicas usuais. "Portanto, houve a necessidade de se desenvolver novas drogas e, concomitante a isso, testes de sensibilidade para avaliação e melhor orientação clínico-terapêutica. Assim, o curso é de grande atualidade, pois o assunto é da ordem do dia e interessa aos profissionais das áreas médica e biológica", complementa.

Os professores convidados são membros dos comitês de avaliação e padronização dos testes de sensibilidade e têm trabalhado na introdução dessas metodologias na rotina laboratorial. O curso está inserido academicamente dentro da área de Análises Clínicas e contará com a colaboração das professoras doutoras Márcia de Souza Carvalho Melhem (Instituto Adolfo Lutz - São Paulo - SP) e Roseli Zancopé Oliveira (Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro - RJ).

Os professores convidados são Juan Luis Rodriguez-Tudela (Centro Nacional de Microbiologia, Instituto de Salud Carlos III - Madri - Espanha), Manuel Cuenca-Estrella (Centro Nacional de Microbiologia, Instituto de Salud Carlos III - Madri - Espanha) e Laura Rodero (Instituto de Salud Dr. Carlos G. Malbrán, Buenos Aires, Argentina).


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas