Centro de Convivência Infantil da
FFC-Marília promove cidadania para crianças

Por Luciana de Mari

Centro de Convivência InfantilA maioria das Unidades Universitárias da Unesp conta com a existência de Centros de Convivência Infantil (CCI´s), criados através da Portaria nº 49/96, cujo artigo 1º dispõe sobre os objetivos iniciais.

Os CCI´s têm por objetivo proporcionar a prestação de serviços necessários ao acolhimento, ao atendimento e à socialização de crianças de até sete anos de idade, filhos ou dependentes legais de servidoras (técnico-administrativa e docente) da Unesp, que esteja no exercício de suas funções. Até a presente data, em razão do regimento atual, os filhos dos alunos não são contemplados, porém há estudos nesse sentido.

O CCI - "PROFº HELTON ALVES FALEIROS" é o nome dado a seção situada dentro do campus de Marília; que traz homenagem ao Professor Helton, docente que pertenceu ao Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Unidade, pelo apoio e empenho dado ao processo de implantação e construção do Centro de Convivência. Contribuíram de forma bem significativa, no decorrer da década de 80, para a efetiva implantação do CCI, as comunidades unespiana e mariliense, que culminou na sua inauguração em 15 de Dezembro de 1989. Mensalmente, há um repasse de verbas, por parte da Reitoria, para aquisição de gêneros alimentícios, sendo que a Unidade e os pais também colaboram com a manutenção do Centro de Convivência.

Atualmente, 41 crianças freqüentam o CCI, distribuídas nas seguintes turmas: berçário, maternal I e II e Pré I, II e III. Elas são atendidas de forma integral ou parcial, durante o horário de funcionamento, que compreende das 7h 30 as 12h e das 13h 30 as 18h. No CCI, são oferecidas, aproximadamente, quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Seu período de férias é de quinze dias em janeiro e quinze dias em julho.

As crianças recebem orientações pedagógicas e estimulação nas diversas áreas do conhecimento. O centro optou por trabalhar com "Projetos de Ação", que compreendem, por exemplo, Família, Estimulação Precoce, Culinária, Higiene e Saúde, Educação Física, Artes Plásticas, Linguagem Oral e Escrita, Datas Comemorativas, Ciência na Educação Infantil, Desenvolvimento de Discurso Narrativo, Solidariedade, Ecologia, etc.

Atendendo a LDB (Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional), as educadoras devem ter formação em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil ou Magistério. O quadro de pessoal do CCI é composto por 11 profissionais, distribuídos em um supervisor de creche, um auxiliar administrativo, um auxiliar de enfermagem, um auxiliar de serviços, uma cozinheira, quatro recreacionistas e duas auxiliares de recreacionistas.

A fim de auxiliar o trabalho e o atendimento, são realizadas reuniões mensais com a Comissão Permanente de Apoio Psicopedagógico, composta por alguns docentes da unidade de Marília; com o CAC (Conselho Assessor da Coordenação dos CCIs), que é composto por representantes de pais servidores técnico-administrativos, docentes e funcionários do centro; além de reuniões com os pais ou responsáveis pelas crianças; e a existência de uma comissão técnica criada pela Reitoria para dar assistência aos CCIs da Unesp. Os profissionais que atuam na área infantil estão em contínua reciclagem e apropriação de conhecimentos.

Atualmente, as crianças do Centro de Convivência do câmpus de Marília estão desenvolvendo o "Projeto de Sucata", com latas de alumínio. O objetivo do projeto é mostrar às crianças a necessidade de se preservar o meio ambiente e de transformar o lixo em algo útil. "Neste caso, após conseguirmos arrecadar a quantidade adequada, iremos reverter a importância para a aquisição de um determinado brinquedo à escolha de nossos alunos", declarou Maria Luiza Rodrigues Garcia, Supervisora de Creche.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas