Parceria Proex e Vice-Reitoria reforça programas de qualidade total

Logotipo oficial do PPGQEm todas as atividades desenvolvidas na Unesp, nas mais variadas áreas do conhecimento, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão, há sempre um ponto de convergência: as pessoas. Em qualquer tipo de trabalho, de projeto ou de programa acadêmico, o diferencial está nos profissionais que os realizam. É por isso que a Unesp, por meio da Vice-Reitoria, investe na qualidade de vida e de trabalho de seus funcionários.

Trata-se do Programa Permanente de Gestão da Qualidade (PPGQ), lançado em 1998 com o objetivo de melhorar continuamente todos os processos de trabalho que resultam em ensino de graduação e pós-graduação, desenvolvimento de pesquisa, prestação de serviços a comunidade e programas de extensão universitária.

Prof. Dr. Paulo Cesar Razuk - Vice-Reitor da UNESP"Dentro deste conceito, todas as ações desencadeadas dentro do Programa de Qualidade devem valorizar a fé, o amor, o trabalho e o lazer, com o que se procura atender à plenitude do homem. A fé, neste caso, não significa rigorosamente religiosidade, e sim a elevação do espírito, o engajamento a valores e a princípios que pautem as decisões", ressalta o Vice-Reitor, Paulo César Razuk.

"Na Universidade, o amor acaba se realizando por intermédio da prática da solidariedade. Isto significa criar um clima motivador de compromisso com o outro, de ajuda mútua e de amizade, através de uma liderança integradora que forme e desenvolva equipes. Investir no amor significa reforçar, no Programa, a valorização humana, a convivência fraterna e a interação para resultados", completa.

Dentre as atividades desenvolvidas no PPGQ, destaca-se o lançamento do Programa de Formação Permanente de Funcionários, fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX) e a Vice-Reitoria. Tal programa nasceu a fim de suprir a necessidade de formação permanente e o aperfeiçoamento dos funcionários, para que eles possam atualizar-se continuamente para o desempenho de suas funções específicas, nos setores e/ou departamentos a que estão vinculados. Para tanto, o programa conta com a importante participação da docente Edislane Barreiros de Souza, ligada ao Departamento de Ciências Biológicas da faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Assis.

Os objetivos do programa são os mesmos do Projeto Unesp de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), em desenvolvimento em sete campi da universidade, que visam a inclusão, no processo social de letramento, de pessoas que se encontram excluídas desse ou que o interromperam por diversas razões, como os funcionários que ainda, não completaram a escolarização básica (Ensino Fundamental: primeira a oitava série).

"O Programa de Formação Permanente de Funcionários da Unesp pretende garantir aperfeiçoamento de seus recursos humanos, por meio de cursos de capacitação, atualização e aprimoramento específicos, com vistas à melhoria dos serviços prestados nos campi, e ao desenvolvimento dos encarregados de realizá-los no dia-a-dia de nossas Unidades Universitárias", afirma Razuk."

Assim, com o apoio da Vice-Reitoria, o PEJA-PROEX está assumindo a implantação do Programa de Formação Permanente de Funcionários da UNESP nas Unidades Universitária onde houver demanda para tal", complementa o Pró-Reitor de Extensão Universitária, Benedito Barraviera.

Dentro do escopo do PPGQ, inclui-se também o Programa de Qualidade Total, que prevê investimentos em qualidade de vida dos funcionários, como promoção de eventos esportivos, cultural e de lazer. "Dentro deste projeto, recentemente, a Vice-Reitoria viabilizou um convênio entre o Sebrae e a unidade da Unesp de Araçatuba para a implantação de um programa de qualidade no campus. A primeira fase de sensibilização já foi concluída. E a implantação propriamente dita está prevista para o dia 13 de agosto", informa Ricardo Martini Rodrigues, assessor da Vice-Reitoria. "O Programa de Qualidade Total também está presente em Botucatu, na Faculdade de Medicina", completa.

Para um futuro próximo, a Vice-Reitoria pretende lançar o Programa Permanente de Capacitação e Atualização Profissional, que vai funcionar como mais uma ferramenta de qualificação dos funcionários.

O PEJA

O Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) prevê a inclusão de jovens e adultos, que ainda não sabem ler e escrever, em um processo regular de ensino e aprendizagem. Assim, o PEJA vem trabalhando no sentido da inclusão de jovens e adultos não-alfabetizados, das comunidades interna e externa dos campi unespianos, no processo regular de ensino e aprendizagem; auxílio para cada jovens e adultos a desenvolver o seu potencial enquanto pessoa e cidadão participante da sua comunidade social, da sociedade brasileira e do mundo; atendimento às necessidades básicas de ensino e aprendizagem de cada um dos alfabetizandos; sustentação do processo de inclusão desses alfabetizandos no ensino e aprendizagem regulares; geração de novos conhecimentos a respeito da aquisição da leitura e escrita por jovens e adultos em fase de alfabetização e sugestão de políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos - EJA.

O PEJA, que está presente em sete campi da Unesp (Assis, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Rio Claro e Bauru), funciona com três a quatro salas de aula e cinco alunos-bolsistas em cada uma das unidades da UNESP, sendo que as salas de aula poderão funcionar no campus ou fora dele.

"O programa visa, portanto, preparar os Jovens e Adultos para ler e escrever na Língua Materna (LM); empregar, com discernimento, o sistema de numeração decimal e as operações fundamentais na resolução de problemas do dia-a-dia; conhecer os direitos, deveres e leis que regem o mundo do trabalho; desenvolver noções de saúde física, psicológica e mental e discutir questões relativas à preservação do meio ambiente", afirma Márcia Guerrero, assessora-técnica do projeto.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas