Unesp arrecada mais de 24 mil unidades
para a Campanha do Agasalho 2002

Por Thiago Nassa

Maria Lúcia Alckmin e Profa. Dra. Cleide Enoir Petean TrindadeA Unesp, por meio do Gabinete do Reitor e da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), acaba de anunciar os resultados dos dois meses de arrecadação para a Campanha do Agasalho 2002. A universidade, através de suas 24 unidades, conseguiu um montante de mais de 24 mil unidades. Com o lema "Abra o seu coração e algumas gavetas também", o Estado de São Paulo arrecadou, no total, mais de 2 milhões de peças de roupa, que serão destinadas aos Fundos Sociais Municipais.

A Campanha do Agasalho foi encerrada oficialmente no dia 4 de julho, numa solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, que contou com as presenças de Maria Lúcia Alckmin, primeira-dama do Estado; de Cleide Enoir Petean Trindade, coordenadora da campanha e do Grupo de Apoio da Unesp; de autoridades do governo, de fundações e autarquias, de órgãos públicos, de empresários e de representantes da sociedade civil como um todo.

A Unesp, dentre as atividades desenvolvidas, organizou, em junho, dois grandes shows musicais em duas cidades do Estado. A população de Botucatu compareceu em massa para assistir à apresentação do Grupo Sereno, que ocorreu na Praça da Catedral. E, em Bauru, os conjuntos Muamba Nacional e Arte Muleque, além de outros artistas, cantaram para uma multidão entusiasmada na Praça Central, em frente ao Teatro Municipal. A TV Modelo (Globo - Oeste Paulista) também deu a sua contribuição ajudando na divulgação dos eventos. Cada participante teve de levar uma peça de roupa para acompanhar os shows.

"As mais de 24 mil unidades que arrecadamos representam um número extremamente significativo para a Unesp, já que é a primeira vez que ingressamos numa campanha deste porte", afirma Cleide Trindade, que também é docente na Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. "Foi trabalho muito gratificante para todos que compuseram a comissão organizadora. E o grande diferencial foi a postura social e solidária que os unespinaos adotaram nesta campanha, e que permeiam todas as atividades desenvolvidas por nós", completa.

A docente ressalta ainda que a Unesp teve de aprender a trabalhar com campanhas de solidariedade. "Nós começamos praticamente do zero, com nenhuma estrutura pré-estabelecida. Mas, hoje, ao final das arrecadações, podemos dizer que adquirimos know-how suficiente para trabalhar com programas desta natureza. A idéia é, a partir de agora, aproveitar esta experiência para ingressar em futuras campanhas", explica Cleide. "A participação da Unesp reflete o papel social que a universidade possui, já que a nossa missão não é só formar profissionais para a sociedade, mas também promover a cidadania plena no Estado de São Paulo e, conseqüentemente, no País", conclui.


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