Rápidas

IB-Botucatu oferece curso de extensão sobre
"Introdução à metodologia científica na área zoológica"

Por Letícia Silva Souto

O Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Unesp (IB), campus de Botucatu, acaba de lançar um curso de extensão sobre a "Introdução à metodologia científica na área zoológica". Voltado para alunos de graduação que estejam fazendo estágio na área de Zoologia, o curso tem como objetivo colocar o estudante de graduação em contato com a metodologia do estudo científico.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, no próprio Departamento de Zoologia. O curso, que terá 20 vagas, está previsto para ser realizado entre os dias 8 e 19 de julho, tendo uma carga horária de 40 horas. O curso terá coordenação das professora doutoras Tânia Marcia Costa, pós doutoranda do Departamento de Zoologia, e Maria Lúcia Negreiros Fransozo, professora-adjunto do Departamento de Zoologia do IB.


FE-Ilha Solteira comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Departamento de Biologia e Zootecnia da Faculdade de Engenharia da Unesp, campus de Ilha Solteira, promoveu o seminário "Conservação ambiental na paisagem rural: projetos de pesquisas em desenvolvimento na Unesp de Ilha Solteira". Na oportunidade, foram discutidos alguns projetos voltados para a conservação do solo, água e biota, no contexto da paisagem rural.

O evento, realizado no Anfiteatro da Biblioteca, foi organizado pela Prof. Dr. Elizete Checon de Freitas Lima e pelo Prof. Dr. Sérgio Luis de Carvalho, e contou com palestras proferidas pelos dois organizadores e pelos professores Fernando Tadeu de Carvalho, Hélio Ricardo Silva, Mário Luiz T. Moraes e Marlene Cristina Alves.


Docente da FCL-Assis lança livro "Textos em Análise"

Por Nelson Ferreira Junior

Capa do livroFoi publicado recentemente, pela Editora Scortecci, o livro "Textos em Análise", do professor doutor João de Almeida, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Assis. Este livro é destinado aos alunos de Letras, a professores de Português e a todos os interessados no estudo da Língua Portuguesa. A obra tem o propósito de abrir horizontes ao estudo da Língua Portuguesa no que concerne aos valores e aos questionamentos que o bom texto literário apresenta denotativa e conotativamente.

Os temas abordados na publicação englobam "Da teoria a prática, como produto de longa experiência no magistério superior"; "Orientação precisa sobre o tratamento do texto"; "Preocupação pedagógica para possibilitar melhor entendimento"; "Maior compreensão dos meandros textuais, em produções significativas das literaturas brasileira e portuguesa". A obra já se encontra disponível nas livrarias de Assis e São Paulo, na Cultura e Siciliano, bem como na Loja Virtual Livraria Asabeça.

João de Almeida é formado em Letras Clássicas, pela Universidade de São Paulo, em cuja faculdade de Filosofia, Ciências e Letras também se especializou em Filologia, Língua Portuguesa e em Teoria Literária. Doutorou-se em Letras pela Unesp de Assis, na qual tem se dedicado ao ensino da Língua Portuguesa desde 1962. A partir de 1986, juntou-se ao programa de Pós- Graduação em Filologia e Linguística.

Foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa, em 1969; membro fundador do Instituto de Estudos Vernáculos "Antônio Soares Amora", da Unesp de Assis, e presidente do G.E.L.- Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. É autor de Introdução ao Estudo das Perífrases Verbais de Infinitivo (SP, Hucitec 1980), de Inquietações de Assis (SP, Athos, 1999) e de inúmeros artigos esparsos, publicados em revistas da sua especialidade, em destaque na "Revista de Letras" e na "Alfa", da Unesp, e na Uniletras" da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR.


Renomado compositor sueco ministra aula no Instituto de Artes

Por Arthur Rinaldi

O compositor sueco Fredrik Ed esteve em São Paulo, no início de junho, para ministrar aulas no Instituto de Artes da Unesp (IA), como parte de sua visita ao Brasil. Ele é atualmente um dos mais importantes compositores dentro da música contemporânea sueca, tendo peças premiadas em diversos concursos internacionais. Estudou, entre outros nomes, com Brian Ferneyhough, um dos principais compositores dentro do panorama da música contemporânea e o pai da Nova Complexidade.

Durante sua estadia no Brasil, Fredrik Ed ministrou aulas de Composição Instrumental aos alunos do Bacharelado em Composição do IA, nas quais analisou e comentou algumas de suas peças, dentre elas Flesh, Leash e Wig. Também houve atendimentos individuais aos alunos que se inscreveram no curso, quando o compositor fez comentários sobre composições dos estudantes.

A visita de Ed ao Brasil deve-se ao Prof. Dr. Florivaldo Menezes Filho, professor de Composição e Composição Eletroacústica do Instituto de Artes, numa atividade organizada pelo Studio PAnaroma de Música Eletroacústica da Unesp.


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas