Assessoria de Informática cria fórum de discussões

Por João Paulo Costa do Nascimento

Fórum UNESPA Assessoria de Informática da Unesp está disponibilizando um novo serviço. Trata-se do sistema de "Fórum de Discussões da UNESP" .

O sistema foi implementado pelo Grupo de Tecnologia de Informação (GTI) e pelo Grupo de Redes de Computadores (GRC). Todos os sistemas usados na implementação são baseados em softwares de livre distribuição (gratuitos - "freeware"), e rodam em sistema operacional Linux.

O principal objetivo do Fórum de Discussão é fornecer um mecanismo eletrônico para discussão e divulgação de idéias e assuntos diversos. Visa favorecer o enfoque de opiniões sobre diferentes ângulos, dando a oportunidade aos seus usuários para formularem princípios com suas próprias palavras, sugerindo aplicações para esses princípios.

"É um espaço democrático, onde os usuários participam de discussões sobre os mais variados assuntos, em áreas específicas ou genéricas de interesse. Ou seja, é um sistema de discussão eletrônica que permite a interação entre pessoas para divulgar, comentar ou debater um determinado assunto", afirma.

Diferentemente das mensagens de correio eletrônico, todas as mensagens postadas nos Fóruns de Discussão são armazenadas em uma base de dados centralizada, e podem ser consultadas a qualquer momento através de uma interface amigável em um navegador WWW.

O fórum é destinado a todas as pessoas interessadas em colaborar com os temas em pauta. É aberto para toda a UNESP e também para a comunidade externa. O sistema está dividido em categorias hierárquicas e estas, por sua vez, são compostas de um ou mais Fóruns de Discussão. Dentro dos fóruns, encontram-se diversos tópicos a serem discutidos.

O usuário não é obrigado a se cadastrar no Fórum para ler as mensagens postadas no sistema. Porém, se desejar interagir com os participantes do fórum (enviar e receber mensagens), o usuário deverá, obrigatoriamente, efetuar o seu cadastro.

Qualquer pessoa da comunidade da UNESP ou externa pode participar. Para se cadastrar no fórum basta acessar o site http://forum.unesp.br e, na parte superior direita, clicar em "Registrar". Após o preenchimento e envio do formulário de registro, o usuário receberá um e-mail contendo seu nome de login, senha e instruções para ativar a sua conta de acesso. Após este procedimento inicial, basta se logar no sistema com nome e senha, sempre que quiser utilizá-lo.

O cadastramento é livre e gratuito. O usuário pode se cadastrar tranqüilamente, pois a UNESP não envia mensagens não solicitadas e nem vende, cede ou compartilha seus cadastros, em nenhuma hipótese. A sua contribuição é muito importante! Associe-se! Debata!

Para mais informações, acesse http://forum.unesp.br ou escreva para forum@unesp.br.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas