Calouros da FCF-Araraquara são
premiados com o programa "Trote Cidadão"

Por Emerson Tosco
Logotipo criado pelos alunos da FCFOs alunos do primeiro ano da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, campus de Araraquara, foram premiados pelo programa "Trote Cidadão", uma parceria da Unesp a Indústria Farmacêutica-Schering Plough. O objetivo principal foi orientar em creches e orfanatos crianças para a prevenção de acidentes na infância, utilizando o módulo do projeto "Criança é Vida", da Schering Plough, um trabalho realizado no mês de abril em instituições de Araraquara.

A iniciativa recebeu o prêmio "Trote da Cidadania", considerado um dos cinco mais importantes prêmios do País. A láurea fará parte de um livro que constará os cinco vencedores, sendo que esta publicação será distribuída para universidades, entidades do terceiro setor e empresas com a finalidade de servir de referência para todo o País.

Nesta parceria, a indústria Farmacêutica Schering Plough se responsabilizou pelo treinamento dos calouros e a Unesp entrou com todo o seu capital humano e materiais necessários. O programa foi, portanto, dividido em duas etapas. Numa primeira fase, os alunos ingressantes foram submetidos a um treinamento na própria FCF e, na segunda etapa, eles foram até creches e orfanatos para efetivamente realizarem os trabalhos com as crianças.

O programa foi desenvolvido por entidades estudantis da Faculdade de Ciências Farmacêuticas: CACIF (Centro Acadêmico de Ciências Farmacêuticas), PET (Programa Especial de Treinamento), AFEP (Atenção Farmacêutica Estudantil Permanente) e All Pharma Jr , somando um total de 16 alunos na Comissão Organizadora.

Segundo a aluna Renata Funchal Camargo, coordenadora do programa, este projeto representa muito, desde a sua temática até a sua realização. "Acredito que este tenha sido um estímulo inicial para os calouros no envolvimento com a comunidade e com as entidades estudantis já existentes aqui na Faculdade de Farmácia", afirma Renata.

"Este trote também mostrou um aspecto inovador no sentido de prevenção, aspecto pouco abordado em outros trotes sociais. É gratificante perceber a comunidade satisfeita com o nosso trabalho, representado pelas diretoras, professoras e crianças das creches. Estamos felizes por sermos reconhecimentos pelo Trote da Cidadania, em um prêmio colocado para todo o País. Tudo isso recompensa o nosso trabalho, que, assim como muitos outros, passou por dificuldades e críticas. Foi preciso acreditar muito nesta idéia de forma persistente para colher estes frutos maravilhosos de hoje", conclui.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas