Unesp lança seu primeiro curso a distância

CEVAP lança I Curso Online de Extensão Universitária sobre "Acidentes com Animais Peçonhentos"
Por Thiago Nassa

Tela do 1º Curso de Ensino a Distância da UNESP O Centro de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp (CEVAP), câmpus de Botucatu, acaba de lançar o I Curso Online de Extensão Universitária sobre "Acidentes com Animais Peçonhentos".

O curso tem por objetivo ministrar ensinamentos sobre os acidentes com animais peçonhentos, trazendo informações em relação ao manejo, extração de venenos e fisiopatologia dos envenenamentos pelos principais animais peçonhentos do Brasil, tais como serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, vespas.

Profa. Dra. Sílvia Barraviera - Diretora do CEVAPSegundo a profa. dra. Silvia Barraviera, diretora do CEVAP, os ensinamentos serão transmitidos por meio de módulos semanais, sendo que, ao final de cada semana, os alunos deverão realizar uma avaliação online. "Ao final, o aluno receberá um certificado emitido pelo CEVAP - UNESP, e poderá agendar uma visita ao centro para realização de aulas práticas", informa Silvia.

O curso terá a duração de dez semanas e os módulos sobre os diferentes temas serão disponibilizados semanalmente, sendo que os alunos deverão realizar todas as tarefas obrigatórias especificadas em cada um deles. As avaliações serão referentes a cada módulo já estudado e disponibilizadas sempre no final de cada semana após o término do mesmo.

O curso utilizará a plataforma de comunicação online WebCT para encontro dos alunos, acesso ao conteúdo, sala de chat (bate-papo) e realização das avaliações. O material didático constará de dois cd-roms e dois livros sendo "Estudos clínico dos acidentes ofídicos" e "Artrópodes de importância médica", que será enviado pelo correio.

A grande parceria deste projeto é a Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP, que dá todo o apoio institucional para a elaboração de cursos não presenciais dentro da universidade. "O curso conta com suporte da equipe técnica do CEVAP, que inclui biólogos, zootecnistas, médicos-veterinários e uma publicitária, além da diretoria do centro", comenta Rui Seabra, coordenador do curso.

Hoje, há 19 alunos inscritos no curso, oriundos das diferentes regiões do País, como Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, e também um aluno estrangeiro (Colômbia).

Rui Seabra - Coordenador do Curso de EADUm curso não presencial, segundo Rui Seabra, tem como diferencial alcançar profissionais distantes dos grandes centros do País. "Os alunos poderão agendar as aulas conforme suas conveniências, podendo rever um determinado assunto quantas vezes for necessário, por meio de um sistema de auto-aprendizado", explica Seabra.

"Desenvolvemos, para isso, nos últimos anos, um material didático adequado, tais como um centro virtual na internet, coleção de vídeos, livros e cd-roms. Este curso inicialmente era presencial, porém os gastos com deslocamento da equipe inviabilizava projetos para regiões distantes do País. Agora, com o estímulo dado pela Proex, conseguimos viabilizar nosso curso, sendo o primeiro curso totalmente a distância na história da Unesp", ressalta.

O infectologista João Batista de Paula Neto é um dos vislumbram uma grande possibilidade de se atualizar e se aperfeiçoar com o ingresso no curso a distância do CEVAP. Neto mora atualmente na cidade de Araguaína, no Estado do Tcantins, e trabalha como médico e diretor clínico no Hospital de Doenças Tropicais do município, que é referência nesta área para todo o Estado. "A infectologia está muito relacionada com acidentes com animais, principalmente os peçonhentos, e em especial os acidentes ofídicos e por arraias de água doce. Vejo este curso como uma oportunidade de reciclagem para profissionais que atuam a distância de grandes centros", aponta Neto.

Mais informações, acesse a página do Cevap.

Pré-requisitos:

  • Computador Pentium, com Windows 98 com kit multimídia e acesso a internet;
  • Ser graduado ou estar cursando curso de graduação nas áreas das ciências biológicas e da saúde.

Leia também:

Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas