Rápidas

Ibilce realiza mini-curso "Anemia Falciforme: Aspectos éticos e sociais"

Por Nayna Nunes

O Laboratório de Hemoglobinas e Genética das Doenças Hematológicas, ligado ao Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Unesp, câmpus de São José do Rio Preto , promoveu, juntamente com o Comitê de Ética em Pesquisa, com o Programa de Pós-Graduação em Genética e com o Centro Acadêmico de Biologia, um mini-curso intitulado "Anemia Falciforme: Aspectos éticos e sociais", que foi realizado somente no dia 5 de abril no auditório do Ibilce.

Ministrado pela professora doutora Berenice Assumpção Kikuchi, enfermeira de Saúde Pública, Mestre em Educação, especializada em Anemia Falciforme pelo Centro de Pesquisa Médica- Universidade US India-Jamaica, presidente da Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo-AAFESP e representante da Coorenadoria Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo, o mini-curso faz parte de um dos projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Hemoglobinas, com o intuito de estender à comunidade e aos profissionais das áreas de Saúde e de Biologia melhores formas de se relacionar com os portadores da Anemia Falciforme.

Segundo a professora Cláudia Regina Bonini, supervisora do Ibilce, "os vários projetos realizados pelos alunos envolvendo a comunidade apontam para esse tipo de problema, que pode ter como uma de suas soluções a valorização dos portadores."

O Laboratório tem realizado vários eventos de extensão à comunidade como o Simpósio de PCR em Tempo Real, ocorrido em 28 de março, promovido também pelo Programa de Pós-Graduação em Genética, pela BIO-RAD Brasil, BIO-IMPORT e BIO-OXFORD.

O Simpósio foi elaborado com a intenção de divulgar uma nova metodologia de diagnóstico e pesquisa e contou com a participação de 220 inscritos, entre eles docentes e discentes de São José do Rio Preto e região, além de profissionais de Saúde e de Biologia.

Mais informações:

E-mail - stortilu@yahoo.com.br e, para as demais atividades - tel. (17) 2212392
E-mail do laboratorio: laboratorio_hgdh@yahoo.com.br.


Tempo de despertar

Atendendo ao convite do professor doutor Miguel Jafelicci Júnior, vice-diretor do Instituto de Química da Unesp, câmpus de Araraquara (IQ), o professor Waldemar Di Giacomo, professor-assistente doutor do Departamento de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara, fez uma apresentação sobre a "Gestão e Administração do Tempo".

A palestra, destinada aos profissionais e alunos que trabalham no IQ, foi realizada no dia 9 de abril, no Auditório da Biblioteca do IQ. Mais de 50 pessoas comparecem à palestra e puderam acompanhar todos os conceitos sobre administração lógica do tempo desenvolvidos por Jafelicci.

O professor Waldemar Di Giacomo alerta para algumas posturas que retraram um mal uso do tempo. "Ausência de planejamento, interrupções telefônicas, visitantes inesperados, delegação inadequada, reuniões, ausência de objetivos e prioridades são atitudes que devemos evitar", explica. "Fazer várias coisas ao mesmo tempo, desorganização pessoal, falta de autodisciplina, procrastinação, comunicação ineficaz, informações incompletas e pessoal não treinado também afetam a produtividade", conclui.


Biblioteca da FO de Araçatuba ganha verba para aumentar o acervo

A biblioteca da Faculdade de Odontologia da Unesp (FO), câmpus de Araçatuba, já tem disponível a verba destinada para novas aquisições para o seu acervo de livros. Os recursos são parte dos 1,5% do ICMS, destinados às bibliotecas da rede Unesp. O valor disponível para a biblioteca da unidade de Araçatuba é cerca de R$ 27 mil.

Até o dia 10 de abril, todos os departamentos de ambos os cursos da unidade (Odontologia e Medicina Veterinária) deverão encaminhar listas com as obras que julgam ser prioritárias para a aquisição.


Faculdade de Odontologia de S.J. dos Campos terá novo prédio

Está a todo vapor a construção do novo prédio da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos. Com início em julho de 2000, a construção ficou estagnada durante aproximadamente seis meses .Em dezembro de 2001, as obras foram retomadas e caminham para a finalização, prevista para julho deste ano.

O prédio possuirá salas de aula e dois laboratórios didáticos, um para as disciplinas básicas e outro, para as clínicas. Haverá ainda duas clínicas pequenas, que terão 16 equipes em uma e 18 equipes, em outra. As novas dependências começam a funcionar depois de sua inauguração, em agosto de 2002, com o objetivo de suprir as necessidades dos professores e alunos para a realização das aulas a fim de possibilitar o aumento dos serviços prestados à comunidade .


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas