Universitários brasileiros e estrangeiros
disputam VIII Competição de Mini-Bajas

Por Eduardo Schiavoni

Competição de Mini-BajasOs 76 mini bajas (carros preparados para corrida), construídos pelos estudantes de engenharia de 48 universidades do Brasil, Estados Unidos e Canadá, foram a atração nos últimos dias 13 e 14 de abril.

Os carros, chamados SAE Mini Baja (estilo off road), disputaram a VIII Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja, que foi realizada dia 13 no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e dia 14, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), na cidade de Piracicaba (SP). A competição reuniu mais de mil estudantes de 13 Estados, Brasília e Exterior. As três faculdades de Engenharia da Unesp (Ilha Solteira, Bauru e Guaratinguetá) participaram da corrida, sendo que a de Guaratinguetá sagrou-se a segunda colocada entre as faculdades públicas.

Além de mais carros em relação ao ano passado (68 em 2001), a SAE MINI BAJA 2002 teve como novidades a adesão do Canadá e a realização do enduro (dia 14), em Piracicaba, já que a pista de autocross de Interlagos não sedia competições por questões ambientais.

Além do Distrito Federal, Canadá e EUA, o evento contou também com a participação de estudantes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.

As duas primeiras equipes colocadas na soma geral das provas ganharam o direito de participar da SAE MidWest Mini Baja Competition, que será realizada de 25 a 27 de junho, nos EUA, e reunirá mais de 100 escolas de engenharia de vários países.

Promovida pela SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers) e de cunho educacional, a competição tem o objetivo de fomentar a formação do engenheiro para o mercado de trabalho.

Os organizadores da competição acreditam que os estudantes que participam do Projeto Mini Baja obtêm uma completa visão do desenvolvimento de um produto na indústria automobilística, do conceito à viabilização do carro para o mercado.

Competição de Mini-Bajas"Em razão disso, várias universidades já inseriram o Projeto Mini Baja na grade curricular. Não temos dúvida de que esses estudantes são os futuros líderes de nossa indústria automotiva", ressalta Volker Barth, presidente da SAE BRASIL e presidente da Delphi Automotive Systems para a América do Sul.

"A Petrobras está apoiando um evento de interesse da comunidade automotiva brasileira, estimulando o surgimento de novos talentos para o Brasil, na área tecnológica", acrescenta Luiz Fernando Meinicke, gerente de patrocínios da Petrobras.

Projetados a partir de um regulamento, os SAE Mini Baja possuem chassis tubulares condizentes a normas e procedimentos de segurança, além de suspensões independentes nas quatro rodas, carrocerias em fibra de vidro, carbono ou alumínio e de motores de 10 HP padronizados. As equipes têm, no máximo, 20 alunos, além de um professor orientador.

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos composta, também, por engenheiros, técnicos e executivos da engenharia da mobilidade, e foi fundada em 1905 por personalidades como Henry Ford, Orwille Wright e Thomas Edison.

O regulamento da competição está no site www.saebr.org.br.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas