Três eventos marcaram o mês de abril no Instituto de Química

Por Luciana Massi

Instituto de QuímicaA Pós-Graduação do Instituto de Química da Unesp (IQ), câmpus de Araraquara, realizou, no dia 5 de abril, três eventos. Trata-se de uma dissertação de mestrado, uma tese de doutorado e um seminário geral. Na parte da manhã, o auditório da biblioteca foi palco para a defesa da dissertação de mestrado em Química Orgânica da aluna Adriana Pak, orientada pela professora doutora Márcia Nasser Lopes.

O título de sua dissertação é "Polymnia sonchifolia: fitoquímica e avaliação do crescimento e na produção de aflatoxinas por aspergillus flavus", que versa sobre o estudo da planta Polymnia sonchilfoli, popularmente conhecida como yacon. Yacon é uma batata consumida por pacientes no controle de diabetes meelitus.

O trabalho da tese envolveu estudos químicos biomonitorados das folhas de P. sonchifolia, visando extrair e isolar o(s) constituinte(s) químico(s) responsável(is) pela atividade inibidora da produção de aflatoxina "B1" e do crescimento de Aspergillus flavus. Todas as frações isoladas foram utilizadas nos testes em culturas de Aspergillus flavus, para avaliação da inibição da produção de aflatoxinas e crescimento do fungo.

Em função desta dissertação, o IQ recebeu a visita da doutora Maria Helena Rossi, pesquisadora científica do Instituto Biológico de São Paulo, que participou da banca examinadora.

Figura da árvore Calcyphyllum spruceanum Benth, cuja casca foi usada no estudo da tese de doutorado.Posteriormente, no período da tarde, no anfiteatro central do IQ, a candidata Luz Margarita Cardona Zuleta, orientada pela professora doutora Vanderlan da Silva Bolzani, defendeu sua tese de doutorado, que tem como título "Estudo químico e bioatividade das cascas de Calcyphyllum spruceanum Benth (RUBIACEAE)".

A banca examinadora contou com a presença das professoras Dionéia Camilo Rodrigues de Oliveira, da FCF/USP/Ribeirão Preto, e Luce Maria Brandão Torres, da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP/SP, além de professores do IQ.A tese baseou-se no estudo realizado com as cascas do Cispruceanum e resultou no isolamento de substâncias aromáticas e iridoidáveis, as quais apresentaram atividade antifúngica e tripanocida, frente a várias cepas de candia e sobre o Tripanossoma cruzi.

Neste mesmo tempo, foi realizado, no auditório da biblioteca, o Seminário Geral de Pós-Graduação, apresentado pelo doutorando em Química Francisco Audísio Dias Filho, orientando do professor Sidney José Lima Ribeiro, cujo tema foi "A evolução da Nanotecnologia".

O seminário tratou dos conceitos da Nanotecnologia, que vem aparecendo com freqüência ultimamente, tanto na imprensa como nos diferentes setores de tecnologia relacionado com materiais constituintes de componentes eletrônicos, cuja propriedade depende da ordem em escala de um milionésimo de milimetro. O evento discutiu do que trata realmente a nanotecnologia e que aspectos da ciência são inovadores na manipulação de materiais em escala nanométrica.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas