UNESP aumenta número de bolsistas do Projeto Adote um Aluno

Projeto já garantiu a obtenção de 35% da meta estabelecida, que prevê um
aumento, até o final de 2002, de 15% no número de bolsistas de toda a universidade
Por Thiago Nassa

A UNESP iniciou o ano letivo com uma boa perspectiva quanto a ampliação do número de bolsas destinadas aos alunos carentes da universidade. Lançado no final de 2001, o Programa "Adote um Aluno da UNESP" tem por objetivo a captação de recursos extra-orçamentários, a fim de aumentar o número de alunos beneficiados com o Programa de Apoio ao Estudante (PAE) e o de bolsistas envolvidos com Projetos de Extensão. A meta da Universidade é obter um aumento, até o final de 2002, de 15% do contingente de bolsistas para garantir a manutenção de projetos de extensão e desenvolvimento de ações comunitárias.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão Universitária, Benedito Barraviera, o programa está atendendo a crescente demanda de alunos carentes que ingressam na universidade. "Como a UNESP oferece várias oportunidades de ingresso, com a Vunesp, isentando o pagamento das taxas de inscrição, e os cursinhos especiais para alunos carentes, o programa se torna imprescindível", afirma. "Elaborar programas que prevêem a captação de recursos extra-orçamentários faz parte da filosofia da nova gestão da UNESP, que estimula constantemente a criação de projetos desta natureza. Precisamos estimular e promover a participação da sociedade nos problemas da universidade", complementa.

A estratégia para adesão ao programa começou por meio de parcerias com os fornecedores da UNESP, que somam mais de 20 mil empresas. Para adotar um aluno, a quota mínima por estudante é R$ 2.220 ao ano, com pagamentos mensais de R$ 185. "Na contrapartida, a UNESP estará a disposição para oferecer todo o apoio técnico e acadêmico para possíveis projetos de parcerias com as empresas que aderirem ao programa, após estudos preliminares", informa o responsável técnico do Programa, Mário Carlos Ferreira. "Além disso, vamos promover a divulgação das empresas nas diversas mídias que a universidade possui", completa.

"A ajuda compensatória que oferecemos é limitada quanto ao número de benefícios, já que a demanda é muito grande. Além disso, queremos reduzir a evasão de alunos de alguns cursos, que ocorre sobretudo no Interior do Estado, onde se localiza a maioria das unidades universitárias da UNESP, o que dificulta a manutenção deles, obrigando muitos a se desligarem dos cursos que freqüentam", ressalta Ferreira.

Entre as empresas que adotaram alunos, destacam-se o Banespa, a Nossa Caixa Nosso Banco, a Embratel, a Oracle do Brasil, o Seja Bixo! e a Analyser.

Veja outras empresas que também participam do Projeto.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas