Caunesp: alta tecnlogia e pesquisa de qualidade

O Centro de Aqüicultura da UNESP tem sede no câmpus de Jaboticabal e conta com uma equipe composta por mais de cinqüenta pesquisadores de diferentes unidades universitárias: da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do câmpus de Jaboticabal, do Instituto de Biociências do câmpus de Rio Claro,da Faculdade de Ciências Agronômicas, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e do Instituto de Biociências, todos do câmpus de Botucatu, e do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas do câmpus de São José do Rio Preto.

O CAUNESP é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas de ponta em Aqüicultura e Biologia Aquática. Oferece o curso de Pós-Graduação em Aqüicultura, em nível de Mestrado e Doutorado e faculta, aos alunos de graduação, a oportunidade para realizar estágios de iniciação científica e trabalhos de graduação, participando de projetos integrados de pesquisa. Com o objetivo de colocar docentes e alunos em contato direto com o Setor Produtivo, é desenvolvida intensa atividade de extensão de serviços à comunidade, tais como: consultas e visitas técnicas, projetos de cultivo de peixes, rãs e camarões, análises de água e cursos de treinamento e extensão universitária.

É uma unidade complementar da Universidade, criada em 1988, com o objetivo de integrar docentes de diferentes unidades universitárias para gerar e difundir conhecimentos referentes à biologia, cultivo e processamento de organismos aquáticos, bem como à estrutura e funcionamento dos ecossistemas hídricos.

O programa de pesquisa em Aqüicultura e Biologia de Organismos Aquáticos desenvolvido pelo CAUNESP é um dos mais fortes e em ampla expansão, atualmente, no Brasil. As unidades universitárias que integram o CAUNESP são a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal; o Instituto de Biociências de Rio Claro; a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu; a Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu; o Instituto de Biociências de Botucatu; o Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto; e a Faculdade de Ciências de Bauru.

Os câmpus da Unesp são formados por unidades universitárias e unidades complementares, independentes entre si e que vinculam-se diretamente à Reitoria. O CAUNESP apresenta uma diretoria, à qual estão vinculadas três coordenações: Pesquisa e Fomento, Pós-Graduação e Grupo de Apoio. O Conselho Deliberativo é o Órgão Colegiado normativo e deliberativo e tem representantes de todas as unidades universitárias cadastradas no Centro, bem como representantes de funcionários e alunos. Cada Coordenação é dirigida por um Coordenador, subordinado ao Diretor, o qual está subordinado ao Reitor. O Vice-Diretor, automaticamente, exerce a função de Coordenador de Pesquisa e Fomento.

O CAUNESP tem mecanismos bem definidos para a inclusão e exclusão de docentes e pesquisadores em seu quadro, devidamente regulamentados pelas Portarias nº 10/94 CAUNESP e 26/94 CAUNESP. Os critérios consideram primordialmente a real participação do docente/pesquisador nas atividades do Centro, bem como sua contribuição efetiva às atividades de pesquisa, ensino e transferência de tecnologia.

Extensão

Com o objetivo de colocar docentes e alunos em contato direto com o setor produtivo e de difundir os conhecimentos gerados, este Centro desenvolve intensa atividade de extensão de serviços à comunidade, tais como: consultoria a empresas; consultas e visitas técnicas a propriedades; projetos de cultivo de peixes, rãs e camarões; análises de água e diagnósticos de patologias.

Estes conhecimentos são ainda transmitidos à comunidade, através de grande número de palestras e exposições, publicações de livros, boletins e artigos de divulgação. São oferecidos para técnicos, produtores e alunos em geral, Estágios de Treinamento, Cursos de Extensão Universitária, Atualização e Capacitação Profissional.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas