Projeto Pedagogia-Cidadã pretende
formar 40 mil professores até 2007

Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia - Coordenador do Projeto Pedagogia CidadãSegundo dados do Centro Escolar de Educação de 2000, do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, o Estado de São Paulo conta com cerca de 167 mil professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental e, deste total, mais de 50% (mais de 88 mil) possuem apenas a formação em nível médio ou de magistério. Entretanto, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, estabelece que, até o ano de 2007, todos os professores das redes estadual e municipal de ensino deverão possuir o terceiro grau completo.

Este é um desafio lançado para os profissionais da área da Educação. A Unesp, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Progad), está fazendo a sua parte com o lançamento do projeto Pedagogia-Cidadã. Trata-se de um programa curricular (curso superior) de reciclagem e aperfeiçoamento dos professores do ensino fundamental que atuam na rede municipal, com previsão de início para o ano que vem.

"Atualmente, uma equipe de 20 docentes trabalha na elaboração da proposta pedagógica do curso. Em breve, ela deverá ser apresentada à Assembléia Legislativa de São Paulo, a fim de obtermos recursos que ajudem na viabilização deste projeto", informa Wilson Galhego, Pró-Reitor de Graduação e coordenador do projeto.

A partir de 2002, o Pedagogia-Cidadã iniciará a formação em nível de Licenciatura e, até 2007, pretende formar cerca de 40 mil professores que já atuam na educação pública das crianças. O projeto está orçado em R$ 142 milhões - recursos que virão de parceiras com prefeituras do Interior do Estado e do próprio governo estadual.

O curso terá uma carga horária de 3,2 mil horas/aula, sendo que a quantidade mínima de horas exigidas pelo Conselho Nacional de Educação é de 2,8 mil horas/aulas. "Portanto, os participantes do projeto receberão, além das matérias básicas, uma formação interdisciplinar, com o objetivo de torna-los agentes multiplicadores de informações e formadores de atitudes fundamentais para o exercício pleno da cidadania", afirma Galhego. "A formação infantil deve ser sempre aprimorada, já que as crianças convivem diariamente com questões como racismo e sexualidade, por exemplo. E, por conta disto, precisam de um suporte educacional muito mais amplo", explica.

Dos mais de 88 mil professores que não possuem formação superior, 40 mil serão selecionados pela Vunesp - Fundação para o Vestibular da Unesp - para serem inicialmente capacitados. Eles vão freqüentar aulas diariamente e terão de desenvolver atividades complementares, utilizando mídias interativas como internet e sistemas de vídeo e teleconferência.

Um dos parceiros da Unesp, nesta empreitada, é a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura. O presidente da entidade, Jorge da Cunha Lima, firmou o acordo de cooperação no final de outubro, em uma reunião na própria Reitoria. "Estou impressionada com os benefícios que serão gerados pelo Pedagogia-Cidadã., já que trata-se de um projeto inovador e grandioso, que traz uma proposta social para solucionar um problema grave em nosso País: a necessidade de formar professores para a educação integral", comenta.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas