Alunos da FAAC/Bauru projetam usina de
processamento de soja no câmpus de São Vicente

Por Rogério Mascia Silveira

Solenidade de diplomação - Foto: João MorettiA usina-laboratório de processamento de soja que será construída no câmpus de São Vicente foi projetada pelos alunos do curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru (Faac), que venceram o "I Concurso Faac-Proex de Anteprojetos Arquitetônicos", promovido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária juntamente com o Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da FAAC.

A premiação aconteceu no último final de outubro, no Anfiteatro principal da Faac, onde foram entregues os Diplomas de Mérito à equipe vencedora do concurso. A láurea é inédita, já que desde 1976 a Unesp não conferia diplomas de mérito a nenhuma personalidade ou homenageado.

A fábrica-laboratório vai produzir leite e derivados de soja para creches e escolas e entidades assistenciais mantidas pelo município de São Vicente, além de fornecer material de base para novas pesquisas científicas, para a evolução constante do processo produtivo e para o aprimoramento do ensino de alunos unespianos.

Segundo Luiz Guilherme Wadt, assessor da Proex, responsável pelo programa de Câmpus Avançados e idealizador do concurso, o objetivo principal é realizar a extensão universitária propriamente dita, pautada numa interação entre uma necessidade real da comunidade unespiana e os corpos discente e docente da universidade. "Trata-se de uma oportunidade ímpar para os alunos vivenciarem um desafio real no seu campo profissional e a realização de um trabalho monitorado pelos professores com dimensões reais", ressalta Wadt.

Vista frontal UniSojaO concurso de Anteprojetos Arquitetônicos foi idealizado pela Proex e integra a proposta da atual gestão da Reitoria de criação de novos câmpus em áreas carentes de ensino superior público no Estado de São Paulo, como nos municípios de Sorocaba, Registro, Itapeva, Dracena, Ourinhos, Rosana e Tupã. "Além disso, amplia-se o papel estratégico que a universidade exerce no Estado de São Paulo e atende, gradativamente, a crescente demanda da sociedade por novas vagas nos cursos de graduação", afirma Wadt.

Os trabalhos vencedores do concurso (1º, 2º e 3º colocados) foram expostos no hall da Reitoria e estão disponíveis para a consulta e opiniões com o assessor Luiz Guilherme Wadt, pois servirão de base para a elaboração do Projeto Construtivo, sendo que a empresa contratada para o desenvolvimento do projeto pela Reitoria é a Prado & Oliveira, da cidade de Santos.

Novo concurso de Anteprojetos

Vista frontal das futuras instalações do CEVAPIdealizado novamente pela Proex e envolvendo as escolas de Arquitetura (Bauru), Engenharia (Bauru) e Agronomia (Botucatu) da Unesp, foi promovido um concurso que contemplou, ao mesmo tempo, a construção do Núcleo de Ensino a Distância da universidade e a nova sede do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap). O projeto prevê também a construção de um jardim composto por espécies de plantas com princípios tóxicos bastante conhecidos, tais como copo de leite, espirradeira, aroeira, comigo-ninguém-pode etc, que são objetos de estudos no Cevap. Os dois prédProf. Dr. Luiz Guilherme Wadt - idealizador do concursoios serão construídos na Fazenda Lageado, na FCA-Botucatu, em terreno especialmente destinado a esta finalidade.

Confira os docentes orientadores e alunos premiados:

Docentes - Prof. Dr. Nilson Ghirardello, Profa. MS Norma Regina Truppel Constantino, Prof. Dr. Adalberto da Silva Retto Junior e Prof. Dr. Obede Borges Faria.

Alunos - projeto vencedor (1º lugar do 1º concurso) - Fernando Silveira Lima, Leandro Antunes, Leonardo Capobianco Ramos, Luis Vicente Laporta Robles.

Alunos - projeto vencedor (1º lugar do 2º concurso) - Maria Letícia Bertacchi, Rafael Giácomo Pupim, Raquel Lara Silva e Renato Bicas Caldeiro.

 


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas