Portal da Universidade
purl.pt
Poeta português Mário de Sá-Carneiro
Mário de Sá-Carneiro é tema de livro gratuito da Editora Unesp
Obra discute temas caros à modernidade e à poética do escritor português

[18/12/2012]

O livro O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro, de Ricardo Marques Martins, integra a Coleção Propg ebook da Editora Unesp.

A construção do delírio do artista em busca do sonho e da beleza ideal como principal eixo da obra de Mário de Sá-Carneiro é o tema deste livro. O autor discute temas caros à modernidade e à poética do escritor português, como a genialidade (e os caracteres da diferença, do isolamento e da criatividade) e a composição do delírio poético.

Assuntos como o Ideal e o Absoluto também interessavam ao artista que, no esforço de concentrar e reunir esforço em torno desses assuntos amplos, mais mergulharia, enquanto indivíduo e também enquanto poeta, num processo de fragmentação e dispersão. Isso geraria uma frustração por não conseguir satisfazer sua procura por um algo a mais.

O pesquisador encontra na poesia de Sá-Carneiro a tensão, no plano da expressão e do conteúdo, entre elementos da modernidade e da tradição clássica. Dessa forma, ocorre, por exemplo, a implosão da forma clássica, num processo de confluência entre dissonância e ruptura, que caracteriza a modernidade lírica.

A análise conduz o leitor a perceber que as tensões criadas explodem, tanto no nível da expressão, quando o poeta coloca lado a lado elementos formais clássicos e elementos de vanguarda; quanto no nível do conteúdo, quando põe a busca de um ideal sublime lado a lado com a questão da impossibilidade de atingir esse ideal devido à própria fragmentação.

O autor
Ricardo Marques Martins possui mestrado em Estudos Literários pela Unesp.

Coleção
A Coleção Propg e-book é resultado do Programa de Edição de Textos de Docentes e Pós-graduados da Unesp. Por meio do programa, criado em 1993, são publicados até 30 títulos por ano exclusivamente de cunho acadêmico produzidos por docentes e pós-graduados da universidade nas três grandes áreas de conhecimento - humanas, biológicas e exatas.

Até 2011, o programa, concebido para dar visibilidade e alcance aos trabalhos produzidos na academia, editava apenas livros impressos para comercialização em livrarias. Entre os títulos editados até agora, dois receberam o Prêmio Jabuti.

A partir de 2012, as obras serão oferecidas somente em formato digital, o que possibilitará ampliar de modo incalculável a distribuição, uma vez que os downloads são gratuitos.

Os livros também poderão ser impressos, mas sob demanda. Todos os livros publicados pelo programa têm direitos autorais regulamentados pelo sistema copyleft. Detalhes das normas gerais de copyleft podem ser acessadas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft

O livro está disponível para download gratuito ou impressão sob demanda em http://www.editoraunesp.com.br

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Rua Quirino de Andrade, 215