Portal da Universidade
enviar
corrigir
www.algosobre.com.br
Unesp de Botucatu oferece novo curso
São 50 vagas para Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

[17/09/2013]

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Vunesp 2014. Pela primeira vez, serão oferecidas 50 vagas para o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, criado pelas unidades da Unesp do Câmpus de Botucatu. Outras unidades que oferecem cursos novos para o Vestibular do próximo ano são Tupã (Engenharia de Biossistemas); Rosana (Engenharia de Energia); Itapeva (Engenharia de Produção); e São Paulo (Artes Cênicas).

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
O curso acontecerá em período integral, com duração mínima de 5 anos. Suas atividades didáticas serão conduzidas com duas turmas de 25 alunos objetivando a qualidade do ensino e aprendizagem. Multidisciplinar, o curso terá participação de docentes da Faculdade de Ciências Agronômicas, Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e Instituto de Biociências.

Um bioprocesso corresponde a qualquer procedimento tecnológico que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, seus componentes ou derivados para produzir ou modificar produtos ou processos para um determinado uso. Considerando a abrangência do conceito é possível prever que os egressos do curso atuarão nas mais diferentes áreas do conhecimento e setores da economia.

O curso vai proporcionar sólida formação nas áreas das ciências exatas, biológicas e também conhecimentos na área das ciências humanas e sociais. O objetivo é que o egresso obtenha formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, de forma a estar capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução das demandas da sociedade, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

Os interessados deverão se inscrever pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até 15 de outubro.

Disque Vunesp: (11) 3874-6300 (de segunda a sábado, das 8 às 20 h)

Sites: http://vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br

Vestibular
A taxa de inscrição integral é de R$ 130, mas os cerca de 400 mil alunos de último ano do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo poderão se inscrever com desconto de 75% na taxa. Com a redução, os formandos de escolas públicas do Estado pagarão R$ 32,50. O benefício é oferecido por meio de convênio entre a Universidade, a Secretaria da Educação e a Fundação Vunesp, responsável pela realização da seleção, e também é válido para os alunos das escolas do Centro Paula Souza. Os interessados na redução de 75% deverão procurar a secretaria de sua escola para obterem uma senha de acesso à ficha de inscrição com o benefício.

As cidades para as quais há oferta de carreiras neste vestibular são Araçatuba (155 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (40), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (184), São Vicente (80) e Tupã (120).

No Vestibular 2014, o Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 15% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Isso deve ampliar a proporção destes alunos nos cursos da Unesp, que no Vestibular 2013 já era de cerca de 40% do total das vagas oferecidas .

As provas da Unesp são realizadas em duas fases. A primeira etapa será realizada no dia 17 de novembro, em 32 cidades paulistas (além das 23 onde há cursos, os exames acontecerão em Americana, Campinas, Cananéia, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba) e ainda em Brasília (DF), Dourados (MS), Três Lagoas (MS) e Uberlândia (MG). A segunda fase será aplicada nas mesmas cidades, nos dias 15 e 16 de dezembro.

Sérgio Santa Rosa, com ACI/Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215