Portal da Universidade Estadual Paulista
Página inicial › Sobre a Unesp › Perfil
Universidade Estadual Paulista - Unesp

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades públicas de ensino gratuito, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo, a Unesp tem 34 unidades em 24 cidades, sendo 22 no Interior; uma na Capital do Estado, São Paulo; e uma no Litoral Paulista, em São Vicente.


Veja vídeos institucionais

Português: https://www.youtube.com/watch?v=uxhax7hUrp0

Legendado em inglês: https://youtu.be/wOeoMq7tnX0


Ensino

Os mais de 3,7 mil professores garantem sólida formação aos alunos. Mais de 6,7 mil funcionários colaboram para o desenvolvimento das atividades. A Unesp oferece 136 cursos de graduação, com 183 opções de entrada pelo vestibular, que  formam, por ano, 5,6 mil novos profissionais. Na graduação, aproximadamente 38 mil alunos podem participar de programas especiais de treinamento e realizar atividades extracurriculares. Têm ainda a possibilidade de atuar em empresas juniores, prestando diferentes tipos de serviços, como consultoria, assessoria, elaboração de projetos e pesquisas de opinião. Na pós-graduação, quase 14 mil alunos estudam em 149 programas.

 

Permanência ao Estudantil

Os alunos da Unesp contam com uma série de estímulos para seu aprimoramento. Há diversas modalidades de auxílios, como bolsas de estudos, Programa de Apoio ao Estudante, Auxílio-Estágio e Incentivo Técnico­Acadêmico e de Extensão, além de restaurantes universitários e moradias, que atendem a mais de mil alunos. A Universidade oferece, ainda, a perspectiva de estágio no exterior, com bolsa concedida pela instituição anfitriã, por meio de programas de intercâmbio de estudantes, além de programas voltados à melhor formação do aluno.

  

   

Incentivos ao Aluno

Entre os incentivos ao aluno, destacam-se a Iniciação Científica, que visa ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, sob orientação de um professor; o Programa de Educação Tutorial (PET), que tem como objetivo criar condições favoráveis para o desenvolvimento de atividades não previstas no currículo; e iniciativas de trabalho, apoiadas por bolsas, junto às escolas públicas para os licenciandos.

Pesquisa

A Unesp se situa, hoje, entre as mais importantes universidades do Brasil e vem assumindo uma posição cada vez mais significativa em âmbito mundial, especialmente no que se refere à produção de ciência em diferentes áreas do conhecimento. Acompanhe o posicionamento da Unesp nos principais rankings nacionais e internacionais em https://ape.unesp.br/ranking/.

Existe uma forte política de ênfase na pesquisa que, articulada com o ensino e a extensão de serviços à comunidade, estimula a participação dos alunos, desde a graduação, em projetos de pesquisa e a gerar produção científica de qualidade, aspecto que se intensifica substancialmente na pós-graduação (mestrado e doutorado).

Isso, por sua vez, se torna possível pelo fato de a grande maioria dos docentes da Unesp estar em Regime de Dedicação Integral ao Ensino e à Pesquisa e, nessa condição, desenvolverem projetos de pesquisa trienais, muitos dos quais com financiamento de agências públicas nacionais e internacionais. Desse modo, é por meio dessa efetiva prática de pesquisa discente, diretamente articulada com uma prática científica docente, que a Unesp vem conquistando cada vez mais visibilidade científica, constituindo-se em universidade de referência.

Extensão Universitária e Cultura

A Unesp destaca-se em sua relação com a sociedade, tanto pela qualidade de suas ações extensionistas, quanto pelo alcance das unidades universitárias por todo o estado: 24 cidades e 34 unidades universitárias.

Desenvolve mais de 500 projetos de extensão universitária em que questões sociais importantes são abordadas em um processo de interação dialógica com a sociedade: dessa forma, comunidade e universidade são beneficiadas.

A Universidade garante mais de 800 bolsistas para dar continuidade às ações extensionistas articuladas com importantes setores da sociedade, em especial com os que vivem em condições de vulnerabilidade social.

Cursos e eventos de extensão universitária, em diversas áreas do conhecimento contribuem para discussão e divulgação científica e cultural. A Unesp possui também a maior rede pública de cursinhos pré-universitários voltados à promoção do acesso à Universidade. Eles são 28 e têm um papel importante no ingresso de estudantes da escola pública na universidade.

Com programas de atenção e atendimento da infância à terceira idade, destaca-se também pela quantidade e qualidade dos serviços que presta à comunidade. Entre eles, é possível enumerar atendimento médico e odontológico, assessoria jurídica, orientação a micro e pequenos empresários, atendimento psicopedagógico a crianças com problemas de aprendizagem e previsão do tempo para agricultores. No trabalha de assessoria e consultoria, as empresas juniores prestam assistência às organizações e agentes sociais que favorecem o desenvolvimento regional, vocação da Unesp.

A Cultura desempenha um papel importante nas ações transversais da Unesp, seja em seus Comitês de Ação Cultural (CAC), Programas de Extensão Universitária e nas ações que ocorrem em todas as unidades.

Diversidade, Democracia Cultural e Acesso a Bens Culturais, aspectos importantes de uma universidade pública, são alguns dos valores que estimulam as ações da Proex, e que se materializam em parcerias institucionais, assim como o fomento à produção de conhecimento, apoio às iniciativas locais e articulação com espaços públicos, programas e projetos do poder público e privado, estimulando também a produção e a difusão de manifestações culturais nas mais variadas linguagens artísticas. 


Fundações

Fundação Editora UNESP
A Fundação Editora Unesp tem apro­ximadamente mil livros editados e 300 obras com direitos autorais adquiridos. Braço editorial da Universidade, é uma instituição moderna e ágil, voltada à di­fusão do conhecimento produzido pela Unesp, por outros centros acadêmicos de excelência no Brasil e no Exterior e por intelectuais em geral.
 
Praça da Sé, 108 - CEP 01001-900
Fone (55) 11 3242-7171
www.editoraunesp.com.br

 

Fundação para o Desenvolvimento da UNESP
A Fundação para o Desenvolvimento da Unesp – Fundunesp propicia apoio a par­cerias e estímulo à docência e à pesquisa. A grande missão da Fundação é fazer isso por meio de diferentes formas de parce­rias, intervindo e efetuando canais de co­operação com instituições sociais e empresas públicas e privadas.


Av. Rio Branco, 1210 -CEP 01206-001
Fone (55) 11 3333-7188
www.fundunesp.unesp.br

 

Fundação para o Vestibular da UNESP
Para a realização de vestibulares e outros processos seletivos da universidade, existe a Fundação para o Vestibular da Unesp - Vunesp. Entre suas atividades estão: a concepção e desenvolvimento dos instrumentos de medidas psicométricas, psicológicas e de habilidades; o planejamento logístico, a execução; a correção; o processamento e análise de resultados de vestibulares, concursos públicos diversos e avaliação educacional, incluindo a de larga escala, para a Unesp e outras instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

R. Dona Germaine Burchard, 515 - CEP 05002-062
Fone (55) 11 3670-5300
 
 www.vunesp.com.br 

 

Vestibular

Considerado por especialistas do setor um dos melhores concursos de ingresso ao ensino superior do País, o Vestibular da UNESP atrai um número crescente de candidatos. Na seleção para ingresso dos dois Vestibulares realizados em 2017, um em janeiro e outro em junho, 113.924 candidatos disputaram 7.725 vagas.

Infraestrutura

A infraestrutura da Universidade inclui mais de 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas, com mais de 3,2 milhões de títulos. Além disso, há, à dis­posição de alunos e professores, museus, hortos, biotérios, jardins botâ­nicos e cinco fazendas experimentais, perfazendo uma área total superior a 62 milhões de m2, sendo 972 mil m2 de área construída. Somam-se a esse formidável conjunto, também, hospitais veterinários e clínicas de odontologia, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia.

Números da Unesp

Dados da UNESP*
 
Cidades: 24

Unidades: 34

Unidades Complementares: 14

Colégios técnicos: 3 (7 cursos técnicos e 3 de nível médio, em Bauru, Guaratinguetá e Jaboticabal)
 
CURSOS

Graduação: 136 cursos de graduação, com 183 opções de entrada pelo vestibular, formam, por ano, 5,6 mil novos profissionais.

Pós-Graduação: 149 programas de pós-graduação, que oferecem 256 opções de cursos em 123 mestrados acadêmicos, 22 mestrados profissionais e 111 doutorados acadêmicos, formando anualmente 3,2 mil pós-graduados (1,8 mil mestrado acadêmicos; 150 mestrados profissionais; e 1,2 mil doutorados acadêmicos); 42 programas de especialização lato sensu formam 770 profissionais

ALUNOS

Graduação: 37.965

Pós-Graduação: 16.023 (13.931 Stricto Sensu, sendo 6.496 mestrados acadêmicos, 883 mestrados profissionais e 6.552 doutorados; e 2.092 Lato Sensu)

Núcleo de Educação a Distância: 881

Ensino Técnico: 1.343

Ensino Médio: 854

Total: 57.073
 

PROFESSORES

3.755 (3.385 - quadro permanente, 246 - substitutos, 124 - ensino médio/técnico)

FUNCIONÁRIOS

6.449

INFRAESTRUTURA

Área total: 62.021.627,1 m2

Área construída: 972.158,17 m2

30 bibliotecas (acervo com um acervo de mais de 3,2 milhões de títulos, incluindo livros e artigos/revistas)

5 Fazendas de Ensino e Pesquisa

3 Hospitais Veterinários

Atendimento odontológico em 3 câmpus

Centro de Oncologia Bucal

Centro de Assistência Odontológica a Excepcionais

Centro Jurídico Social

1.900 laboratórios

A Unesp administra o Hospital Estadual Bauru

Mais informações:
https://ape.unesp.br/anuario

Fonte: Anuário Estatístico 2017 (base de dados 2016)

Endereço
Rua Quirino de Andrade, 215
Bairro: Centro
01049-010 - São Paulo, SP
PABX: (11) 5627-0233
 
[veja o mapa]
Atualizada em 07/12/2017 às 15:06 - Responsável: Marcelo Carneiro da Silva