Rede Inova SP oferece curso online gratuito de Estudo de Mercado

[20/02/2017]  Editor HTML Online

Os profissionais envolvidos em transferência de tecnologias e análise de mercado acabam de ganhar uma nova ferramenta de estudo. O curso online de Estudo de Mercado, oferecido pela Agência de Inovação da UFSCar, já está disponível na plataforma de Ensino à Distância da Rede Inova São Paulo.

O curso é ministrado por Pedro Zavitoski, analista de transferência de tecnologia da Agência de Inovação da UFSCar, e conta com nove aulas, que tem em média 8 minutos de duração. Seu público-alvo são os profissionais que se interessam pelo processo de transferência de tecnologias da academia para o mercado, que se inicia com a análise da tecnologia, passa pela decisão estratégica da melhor maneira de se realizar a inserção no mercado e culmina no estudo do mercado em que a tecnologia se insere.

Ao decorrer do curso, Zavitoski apresenta os fundamentos da análise, caracterização e segmentação de mercados, e apresenta as leis que regem o mercado – citando como fatores que influenciam um mercado o preço dos produtos, os insumos de produção, as tecnologias relevantes e as questões ambientais. Ele apresenta, também, ferramentas de análise de concorrência e caracterização do mercado.

Uma iniciativa do Projeto Inova Capacita, a plataforma de Ensino à Distância da Rede Inova São Paulo é aberta e de uso gratuito, e conta com cursos de nível básico voltados a profissionais e interessados na área de inovação em todo o Brasil. Além do módulo de Estudo de Mercado, estão no ar também os cursos de Introdução à Propriedade Intelectual, realizado pela Agência Inovação Inova Unicamp, Modelagem de Negócios, com professores do Centro Paula Souza, e Avaliação de Tecnologias, realizado pela Agência Unesp de Inovação. Futuramente, serão acrescentadas novas capacitações oferecidas pelos núcleos de inovação da USP, do IPT e da Unicamp. Os alunos que concluem o curso e com mais de 70% na avaliação final recebem um certificado online de conclusão.

Interessados em conhecer a plataforma podem acessá-la através do link http://inovasaopaulo.org.br/ead/ e realizar seu cadastro gratuitamente.

A Rede Inova São Paulo

A Plataforma de Ensino à Distância é parte integrante do Projeto Inova Capacita, iniciativa da Rede Inova São Paulo financiada pelo CNPq que tem como objetivo promover atividades de capacitação e fomento à inovação, empreendedorismo, criação de empresas nascentes e de serviços prestados à comunidade das ICTs. “A Rede Inova São Paulo foi criada com o intuito de fomentar o relacionamento colaborativo entre os NITs, visando potencializar atividades de parceria, transferência de tecnologia e licenciamento, e catalisar a interação entre ICT e empresa com o objetivo de alavancar negócios”, explica o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp e coordenador-executivo da Rede Inova São Paulo, Milton Mori.

Texto: Marina Nania

Luisa Almeida/AUIN

01/03/2017 - [O edital de incubação da Hubiz está com as inscrições abertas até 31 de março]

15/02/2017 - [VI-th International Projects Contest]