Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
   
 
Agência Unesp de Inovação
voltar voltar imprimir imprimir enviar enviar corrigir corrigir

Ex-aluno da Unesp desenvolveu um projeto consiste em um sistema automotor para tração de cadeira de rodasO projeto foi transformado em Startup e recebeu inúmeros prêmios

[25/08/2016]  Editor HTML Online

Ex aluno da Unesp-Guará, desenvolveu um sistema automotor de tração de baixo custo que permite cadeirantes enfrentarem um trecho de subida com até 40º de inclinação.
 
O KIT LIVRE é uma solução inovadora que transforma a cadeira de rodas em um Triciclo Motorizado Elétrico diferenciado. Na prática, o que fica nítido é o universo de emoções e uma amplitude de sentimentos positivos.
 
De fácil instalação, o KIT LIVRE adapta-se em qualquer cadeira de rodas convencional.Compacto, dobrável, leve, estiloso, com alta durabilidade, resistente a impactos, proporciona ao cadeirante maior liberdade de deslocamento e movimentação sem desgaste físico.
 
Supera trechos de subida de até 40% de inclinação à 5 km/h e pode chegar a até 20km/h em terreno plano.
Pode ser utilizado em diferentes tipos de terrenos, como: terra, areia, grama, asfalto, paralelepípedo, entre outros.
 
A tecnologia, que envolve uma terceira roda dianteira com baterias, fez parte da tese de mestrado de Júlio Oliveto Alves, em parceria com o professor Victor Orlando Gamarra-Rosado. Chamado de “Radical”, o sistema custa até 60% mais barato em relação a produtos similares importados. A tecnologia permite o deslocamento em vias pavimentadas e não pavimentadas, tais como ciclovias, ciclo faixas e calçadas.
 
Criado em 2011, o protótipo passou por uma atualização. Este ano, Alves procurou avançar na abertura de um negócio especializado no projeto, desenvolvimento e construção de novas alternativas no transporte individualizado de pessoas com deficiência.
 
O Radical permite uma autonomia de 2,5 h de uso, ou cerca de 25 km de deslocamento. A velocidade máxima alcançada é de 20 km/h. Com base na legislação brasileira, o produto é equiparado à uma bicicleta convencional, sem a necessidade que o condutor possua uma Carteira de Habilitação, ampliando as possibilidades de utilização.
 
Projeto nacional vencedor de prêmios pelo Brasil, como o "Acelera Startup" da Fiesp em 2015 além de inúmeros prêmios de inovação.

 

Rebeca Terra/AUIN

 

Notícias recentes

16/02/2018 - [Animal Health Innovation Latin America]

07/02/2018 - [Coloque sua startup na Plataforma de Lançamento do InovAtiva Brasil]

19/01/2018 - [Inova Talentos - IEL/CNPQ abre vagas para alunos bolsistas]