Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
   
 
Agência Unesp de Inovação
voltar voltar imprimir imprimir enviar enviar corrigir corrigir
Vanderlan da Silva Bolzani

UNESP conquista Prêmio Kurt Politzer de TecnologiaConferido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química no País reconhecendo projetos que demonstrem “inventividade e criatividade” de empresas e pesquisadores.

[17/02/2016] 

Vanderlan da Silva Bolzani, do Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara e membro da coordenação do Programa BIOTA FAPESP,Maria Luiza Zeirak, também do IQ/Unesp, e João Batista Calixto, diretor-presidente do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP), em Florianópolis, Santa Catarina, foram vencedores da edição 2015 do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia na categoria Pesquisador.

Conferido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química no País reconhecendo projetos que demonstrem “inventividade e criatividade” de empresas e pesquisadores.

O projeto premiado, Utilização sustentável da polpa dos frutos do umbu e umbu-cajá: Produtos naturais fenólicos de alto valor agregado para a indústria de cosmético com propriedades antienvelhecimento, é resultado de parceria da Unesp com a Universidade de Genebra. A pesquisa foi iniciada em 2001 no âmbito da tese de pós-doutorado de Zeirak com o apoio da FAPESP.

Foram exploradas atividades antioxidante e anti-inflamatórias de diversas substâncias derivadas de dezenas de frutos com vistas a seu potencial uso na indústria de cosméticos e de alimentos. “Fizemos um perfil metabólico e identificamos várias atividades interessantes, como substratos fenólicos antioxidantes e inibidores da acetilcolinesterase”, exemplificou Bolzani, coordenadora da pesquisa.

Em 2013, já com um pedido de patente depositado, a pesquisa foi incorporada à carteira de projetos do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP.

Ante evidências preliminares de propriedades antioxidantes obtidas por meio de ensaios enzimáticos em laboratório e isoladas as substâncias com potencial de uso em cosméticos, era preciso testar a segurança do produto em células humanas da pele. A toxicidade foi avaliada no âmbito de uma parceria com o CIEnP, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) criada há dois anos pelos governos federal e de Santa Catarina, equipado para realizar ensaios não clínico de alta qualidade para a validação de moléculas de origem sintética, biológicas, fitomedicamentosas e outras.

“O acordo prevê participação igual das partes nos resultados”, afirma o diretor-presidente do Centro. Os resultados foram positivos para os efeitos antioxidante e o CIEnP e a Unesp buscam parceiros na indústria interessados em levar o produto ao mercado.

Foi a primeira parceria do Centro com uma universidade e o primeiro teste de conceito com produto da biodiversidade brasileira. O resultado foi positivo e uma nova parceria com o CIBFar já está em curso, adianta Calixto.

Na mesma edição do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, na categoria Empresa, foi contemplada a Oxiteno e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) pelo desenvolvimento do processo para “Produção biocatalítica de ésteres”.

O processo de produção premiado consiste numa especialidade química usada na formulação de produtos de higiene pessoal e cosméticos. Desenvolvido a partir de projeto no âmbito da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) pela sua Unidade INT, o trabalho também foi objeto de depósito de patente no último dia 3 de dezembro.

Na categoria Startup foi contemplada a Ipol Nanotecnologia pelo projeto “Polímeros de alto desempenho aditivados com nanomateriais de carbono.” 


Fonte: http://www.jb.com.br

Rebeca Terra/AUIN

 

Notícias recentes

16/02/2018 - [Animal Health Innovation Latin America]

07/02/2018 - [Coloque sua startup na Plataforma de Lançamento do InovAtiva Brasil]

19/01/2018 - [Inova Talentos - IEL/CNPQ abre vagas para alunos bolsistas]