Parque Tecnológico de Botucatu

Unesp promove iniciativas empreendedorasParque Tecnológico de Botucatu, a partir de 2016, faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos

[12/02/2016]

Parque Tecnológico de Botucatu, a partir de 2016, faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) e terá competência para firmar convênios com o Estado, e poderá apresentar suas demandas como ator principal.

Para o diretor científico do Parque Tecnológico, e professor da Unesp, Edivaldo Velini, “o Parque tem como focos prioritários Biotecnologia e Bioprocessos, Gestão da Inovação e Gestão da Qualidade. Os temas são coerentes com as competências já instaladas no município, com destaque para o Instituto de Biotecnologia (Ibetc) e o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, recentemente implantado na Faculdade de Ciências Agronômicas, ambos da Unesp”.

Para os pesquisadores do Ibtec, o Parque Tecnológico também irá permitir que muitas ideias geradas pela Unesp saiam do papel e sejam convertidas em produtos e serviços para a população. “Transformar a pesquisa científica, realizada majoritariamente pela universidade, em produtos como, vacinas, fármacos, requer a participação da iniciativa privada”, conta Jayme Souza-Neto, pesquisador do Instituto.

Ele ressalta que os produtos identificados a partir das pesquisas orientadas e conduzidas pelo Ibtec poderiam ser produzidos no Parque em parceria com empresas farmacêuticas ou startups biotecnológicas.

A Agência Unesp de Inovação - AUIN também está entre as parceiras do parque. “Existe um protocolo para que se tenha, a curto prazo, um escritório avançado em Botucatu”, afirma o diretor executivo do Parque.

Rebeca Terra/AUIN